O que é comunicação efetiva na enfermagem?

Escrito por joey papa | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é comunicação efetiva na enfermagem?
A comunicação interpessoal é essencial na enfermagem (nurse image by Jaimie Duplass from Fotolia.com)

Enquanto a comunicação interpessoal é necessária em todos os aspectos da vida, é especialmente crucial quando se trata de enfermagem. Andy Betts, uma consultora de enfermagem freelance e professora da Universidade de Nottingham no Reino Unido afirma que "estudos realizados durante as três ultimas décadas identificam problemas na comunicação como causas persistentes de preocupação no cuidado de saúde em casa". Sem comunicação efetiva na enfermagem, pode haver falta de entendimento, cuidado defectivo do cliente e até contratempos médicos.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

Comunicação interpessoal é essencial na enfermagem eficaz. Enfermagem é colaborativa e, portanto, confia na habilidade das enfermeiras se comunicarem efetivamente entre elas, com pacientes e outros membros da equipe médica. A comunicação interpessoal na enfermagem é o que sustenta um nível de excelência e satisfação do cliente e previne desentendimentos médicos.

Signifcado

Betts diz que enfermagem é "essencialmente um processo interpessoal". Cada enfermeira é um agente de comunicação, mantendo o poder de entender e ser entendida. Enfermeiras têm uma enorme responsabilidade de se comunicar efetivamente e repassar todas as informações precisamente e eficientemente. Quando a comunicação falha, acontece o mesmo com a performance.

Considerações sociais

Interações sociais devem ser levadas em consideração em todos os níveis de enfermagem. Uma enfermeira precisa ter a habilidade de fazer distinção entre interações sociais apropriadas e inapropriadas. Existem limites quando se trata de relações sociais com pacientes. Uma enfermeira precisa ser entendida, mas nunca deve se tornar muito socialmente familiar e se envolver com um paciente, de acordo com Yourcommunicationskills.com.

Considerações de abordagem

Toda enfermeira é tanto professora como entrevistadora. Como professora, a enfermeira precisa comunicar informações vitais e se assegurar de que está sendo entendida. Como entrevistadora, a enfermeira deve ouvir com atenção, fazer perguntas apropriadas e ter a habilidade de entender e responder as questões precisamente. A abordagem de uma enfermeira como professora e entrevistadora pode afetar o nível de satisfação do paciente, os procedimentos médicos e a experiência em geral.

Benefícios

Os benefícios da comunicação interpessoal efetiva na enfermagem são significativos, de acordo com Marilyn Klakovich, presidente da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Phoenix. Em seu texto sobre o assunto, afirma que a habilidade de se comunicar e relacionar com o paciente da maior satisfação na carreira para a enfermeira e melhora o sistema geral de cuidado de saúde no país. Ser um bom ouvinte e comunicador em geral transmite um nível mais alto de cuidados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível