Mais
×

O que é a comunicação top-down

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A comunicação dentro de uma empresa é um componente essencial para o sucesso global da organização. A comunicação "top-down" (de cima para baixo) enfatiza a hierarquia gerencial e a transferência metódica de informações. A administração também pode usar essa estratégia para avaliar o desempenho dos funcionários e medir o quão bem os empregados usam as ferramentas e informações que lhes são dadas pela empresa.

A comunicação é um componente essencial para o sucesso global da organização (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Definição de comunicação top-down

A comunicação "top-down" é um método de emissão de comandos ou ordens dentro de um negócio usando uma estrutura hierárquica. As ordens ou comandos vêm dos oficiais mais graduados dentro da empresa e se distribuem para baixo para o restante dos trabalhadores, utilizando a estrutura gerencial da empresa. Cada degrau na escada gerencial recebe informações do degrau acima até que toda a informação ou comandos tenham passado para todos os níveis relevantes dentro da empresa.

A dependência na hierarquia

A hierarquia gerencial de uma empresa é de grande importância quando se utiliza a comunicação "top-down". Uma boa estrutura organizacional dos funcionários é necessária para que cada gerente saiba quem são seus superiores e subordinados imediatos e as informações possam ser transmitidas corretamente. Uma empresa que utiliza um modelo de liderança disseminada pode ter dificuldades para usar a comunicação "top-down", porque há uma falta de controle gerencial claramente definida. Isto ocorre por causa da falta de uma hierarquia de gerenciamento rígida para ajudar a dirigir o fluxo de informações.

Vantagens e desvantagens

A comunicação "top-down" permite que a estrutura de gestão de uma empresa controle o fluxo de informações e garanta que cada nível de emprego tenham apenas as informações necessárias para completar suas tarefas. Isso mantém cada nível de emprego concentrado e evita que os funcionários foquem em detalhes irrelevantes de um projeto. A maior desvantagem surge do risco de ordens ou detalhes críticos se perderem no percurso comunicativo, porque um supervisor de alto escalão se esqueceu de incluí-los em um relatório. Isto pode causar grandes buracos no desenvolvimento de projetos de uma empresa, pois não há nenhum sistema de verificação e equilíbrio no local, para garantir que todos os departamentos recebam as informações corretas.

Avaliação de desempenho

Avaliações de desempenho de funcionários também podem usar uma estratégia de comunicação "top-down". Neste método de avaliação, um funcionário recebe informações detalhadas sobre as técnicas para o sucesso de uma determinada atividade. A gestão fornece feedback sobre o desempenho e as estratégias para alcançar as metas de trabalho. O feedback é essencial, pois permite ao empregado a oportunidade de fazer ajustes em técnicas e estratégias de melhoria de desempenho.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article