Como comunicar uma avaliação de desempenho oral ou escrita

Escrito por mary tucker-mclaughlin | Traduzido por tharcyla mourao
Como comunicar uma avaliação de desempenho oral ou escrita
Avaliações de desempenho são uma parte importante da gestão de pessoal (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Comunicar o desempenho de uma avaliação corretamente pode significar a diferença entre um funcionário produtivo de longo prazo e um funcionário de curto prazo. Desenvolva suas habilidades interpessoais antes de discutir uma avaliação de desempenho com um funcionário. A comunicação interpessoal envolve falar, mas também significa ouvir efetivamente o que seu funcionário tem a dizer. As avaliações de desempenho mais eficazes fornecem um feedback positivo, mas também permitem que os funcionários discutam abertamente suas posições com seus supervisores. Pratique sua capacidade de escuta ativa parafraseando o que seu funcionário diz, fazendo perguntas e pedindo a ele que esclareça o que você não compreendeu.

Instruções

    Como comunicar uma avaliação de desempenho oral ou escrita

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    Escreva sua avaliação de desempenho. A versão escrita vai servir de guia para transmitir o feedback oralmente ao funcionário. Inclua cinco áreas principais na avaliação, incluindo responsabilidades principais, resultados esperados, resultados reais, nota e comentários. Divida as notas da avaliação em cinco categorias: A para excelente; B para muito bom; C para bom; D para abaixo da média; e F para insatisfatório. Preencha a avaliação baseado no desempenho do funcionário.

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    Estabeleça um horário para se reunir com o funcionário que seja conveniente tanto para você quanto para ele, garantindo o mínimo de interrupções possível. Escolha uma sala silenciosa com uma porta que feche. Desligue todos os celulares. Comece a avaliação explicando o processo da empresa para a avaliação de desempenho. Forneça ao funcionário uma cópia escrita da avaliação, para que ele possa acompanhar. Discuta cada responsabilidade principal, o resultado esperado, o resultado real e a nota que ele recebeu.

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    Explique cada nota atribuída e forneça uma justificativa para cada uma. Permita que o funcionário comente e discuta cada responsabilidade chave, resultado e nota. Encoraje-o a fazer perguntas e dar seu próprio feedback. Ouça ativamente todas as questões e feedback. Se as notas forem baixas, envolva o funcionário em determinar a causa para os resultados insatisfatórios. Debata com o funcionário para encontrar uma solução. Ao terminar a sessão, pergunte ao funcionário se ele possui alguma dúvida sobre o processo de avaliação. Como declaração final, pergunte a ele se há algo que ele gostaria de adicionar.

Dicas & Advertências

  • Em alguns casos, avaliações de desempenho tem pouco ou nenhum resultado em um desempenho positivo ou negativo. Considere o uso de avaliação por pares e autoavaliação para mais oportunidades de contribuição dos funcionários.
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