×
Loading ...

Conceitos críticos da globalização na sociologia

Atualizado em 17 abril, 2017

A globalização é essencialmente a organização da vida social, das articulações e da consciência em uma escala global. O tema central por trás da globalização é a consolidação de inúmeras sociedades a fim de formar uma cultura mundial. A ideia de tal consolidação social é relativamente nova para a disciplina da ciência social. Existe um número de conceitos críticos na sociologia que são centrados na globalização.

A globalização envolve uma variada gama de países. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Sistemas mundiais

Os sistemas mundiais na ciência social foram inspirados por uma pesquisa de Immanuel Wallerstein. De acordo com Wallerstein, existem dois sistemas mundiais: impérios mundiais e economias mundiais. Os impérios mundiais englobam as divisões de trabalho e padrões culturais do ponto de vista político. As economias mundiais por outro lado, envolvem correntes de estruturas de produção integradas, unidas por complexas divisões de trabalho e intercâmbio comercial.

Loading...

Cultura

O tema central de cultura discutido pela a sociologia e a globalização é a massificação cultural, influenciada pelos meios de comunicação social. A teoria da globalização sugere que a cultura global é formada quando práticas culturais e sociais infiltram-se na plataforma dos meios de comunicação social. Como meios de comunicação social, especialmente a televisão, exibem imagens e ideias pertinentes à cultura popular, o mundo todo é transformado em uma vila. Apesar de existirem muitas culturas no mundo, a cultura ocidental tende a infiltrar-se, integrar e representar a cultura central da globalização.

Sociedade

O objetivo central dos sociólogos é estudar as tendências e diferenças da sociedade. Uma vez que os limites da sociedade têm se expandido de um nível nacional para um nível global, os sociólogos passaram a estudar as tendências das sociedades ao redor do mundo. Quando discutem o conceito de sociedade global, muitos teóricos acreditam que a autoridade dos governos locais e nacionais esteja tornando-se obsoleta quando comparada as autoridades globais. Tais teóricos argumentam que instituições globais têm mais influencia sobre os indivíduos dentro de uma sociedade devido aos avanços na ciência e na tecnologia.

Capitalismo

O conceito de capitalismo busca avaliar a influencia da globalização nas estruturas de capital. A pesquisa tipicamente gira em torno das maneiras como o consumismo e as ideias culturais relacionadas à riqueza transformam o mundo. Embora o consumismo priorize o consumo e o gasto de capital, ele falha em não enfatizar a importância de se ter a renda para sustentar esse gasto liberal. Como resultado, o capitalismo numa escala global, tende a influenciar indivíduos e nações a viverem além de suas condições, potencializando o risco de falência.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...