on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como se concentrar em uma matéria chata

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A maioria das pessoas sabe que pode ser uma tarefa assustadora ter de estudar uma matéria na escola pela qual você não consegue se interessar nem um pouco. Todo mundo tem interesses e prioridades diferentes, e isso torna algumas matérias mais atraentes do que outras​​. Você não vai se interessar por tudo o que precisa aprender, mas isso não significa que não é importante que você aprenda de qualquer forma. Encontre uma maneira de superar o seu desprezo e transformar um assunto chato em algo que você possa usar.

Instruções

Para não se distrair, fique em um ambiente tranquilo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Torne o estudo divertido. Estude com um grupo de amigos. Às vezes, os seus amigos ou colegas de escola podem conseguir motivá-lo ou ajudá-lo a ter uma nova perspectiva, e isso pode tornar o assunto mais interessante. Faça pausas a cada uma ou duas horas e dê uma recompensa a si mesmo. Assista a 30 minutos de TV, tire um cochilo ou leia um bom livro. Uma pequena pausa pode ser tudo o que você precisa para voltar e se concentrar na tarefa.

    Loading...
  2. Procure algo na matéria que o interesse. Você pode não pode amar o assunto, mas geralmente é possível encontrar algumas qualidades para redimi-la. Por exemplo, quando você tiver de ler um capítulo do livro, destaque frases ou trechos que achar interessante. Relendo apenas os trechos em destaque, você pode conseguir se concentrar melhor.

  3. Crie esquemas para estudar; faça anotações em sala e no dever de casa. Organize essas anotações e faça gráficos ou esquemas. Às vezes, apenas ao organizar as informações, já fica mais fácil se concentrar em aprender a matéria. Para se aprender uma matéria chata, é muito importante encontrar uma maneira de ficar focado. Além disso, ler várias vezes suas anotações pode ajudar a perceber informações que você talvez tenha deixado passar antes.

  4. Visualize o resultado. Você não será forçado a estudar essa matéria chata para sempre. Veja a matéria e todas as suas tarefas como um meio para um fim. Depois que você tiver passado por esse assunto e terminado as aulas, não terá que revê-lo. Encare cada prova ou teste como mais um passo que aproxima você da linha de chegada. Esse tipo de pensamento vai ajudar a olhar para o fim em vez de temer os passos necessários para chegar lá.

Loading...

O que você precisa

  • Esquemas
  • Caneta marca texto

Referências

Loading ...
Loading ...