O que concessão e negociação possuem em comum?

Escrito por qyou stoval | Traduzido por laísa nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que concessão e negociação possuem em comum?
A concessão e a negociação são importantes para a vida social harmônica (Bob Scott/Photodisc/Getty Images)

Em qualquer relacionamento, concessão e negociação podem ser necessários. A relação pode ser entre pais e filhos, sócios, professores e alunos ou dois estranhos cruzando a rua. A negociação ocorre quando ambas as partes abrem mão de alguma coisa para que o outro fique satisfeito enquanto que a concessão requer que uma das partes desista de algo para a felicidade do outro. A concessão e a negociação, apesar de parecerem diferentes, possuem muita coisa em comum.

Outras pessoas estão lendo

Negociação

A definição de negociação de acordo com Merriam-Webster é "a concordância com outrem para se chegar a um acordo". Quando negociarem, as partes podem ter que desistir de algo para se chegar a um acordo. Pode-se demorar mais tempo para se chegar a um consenso com a negociação do que com a concessão pois na primeira, ambas as partes podem possuir laços fortes com aquilo que querem. Ao contrário da concessão, a negociação é uma habilidade. Infelizmente, não é todo mundo que sabe negociar.

Concessão

A concessão é definida por Merriam-Webster como "uma resolução de diferenças por arbitramento ou pelo consenso alcançado através de concessões mútuas." Ela é necessária quando nenhuma das partes quiser desistir do que querem em benefício do outro. Em outras palavras, uma das partes pode não ficar completamente satisfeita com a decisão, mas ele está disposto a desistir para que o outro fique satisfeito.

Similaridades

A concessão e a negociação requerem que ambas as partes estejam dispostas a apresentar uma solução para seu problema. Quando fizer uma negociação, algumas concessões devem ser feitas e quando se fizer uma concessão ambas as partes devem negociar. Por exemplo, se o desentendimento gira em torno de uma vaga em um estacionamento, umas das partes pode tentar negociar que a vaga seja de um em um dia e do outro no outro dia. A concessão é o fato das duas pessoas dividirem uma única vaga.

Desafios

A concessão e a negociação não podem ocorrer se as partes não quiserem se comunicar. Se uma ou ambas estão inflexíveis, nenhuma concessão ou negociação será possível. Se uma das partes quer levar vantagem sobre a outra, irá surgir um conflito e a concessão e a negociação não serão mais possíveis, pois o relacionamento estará prejudicado.

Estratégias

Quando negociar ou estabelecer uma concessão, faça contato visual, utilize uma voz clara e mantenha uma atitude calma e positiva. A flexibilidade é necessária para aceitar mudanças e fazer sacrifícios. Entenda que você e o outro devem desistir de algo, mas encontre maneiras de ganhar algo ao mesmo tempo. Por exemplo, se ambas as partes concordarem em dividir a vaga no estacionamento, elas devem escolher dias da semana que são mais convenientes para seus cronogramas pessoais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível