×
Loading ...

Como fazer uma concha de origami

Faça uma concha de origami utilizando as técnicas da antiga arte japonesa de dobradura. Crie as ondulações dela por meio da dobradura de leque, uma dobra simples que muitas pessoas aprendem ainda nos anos primários da escola. Para fazer a dobradura de leque, dobre uma das bordas do papel para baixo e para frente a uma largura definida (como por exemplo um centímetro), e então vire a folha do outro lado e volte a dobrá-lo na mesma largura. Continue esse processo até que você tenha dobrado todo o comprimento da folha, de forma que ela se parecerá com um leque.

Instruções

Faça uma concha de origami utilizando uma folha de papel quadrada de 15 cm (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Coloque o pedaço de papel quadrado com lateral de 15 cm sobre uma superfície plana de forma que ele fique na posição de um losango. Nessa posição, uma das pontas do papel ficará na parte de cima, outra na parte de baixo, e outras duas nos lados esquerdo e direito.

    Loading...
  2. Dobre a ponta de cima em direção ao lado de baixo até encontrar a ponta inferior. Pressione a dobra para criar um vinco. Abra a dobra.

  3. Dobre a borda superior direita em direção ao vinco do meio. Deixe-a emparelhada com o vinco. Pressione ao longo da nova dobra com firmeza para vincar. Repita o processo com a borda superior esquerda.

  4. Dobre a borda inferior direita até encontrar a borda externa do lado direito ao longo do vinco. Pressione essa nova dobra com firmeza para vincar. Observe o ponto que se estende para fora da borda do lado esquerdo. Dobre esse ponto sobre o verso do papel, deixando-o nivelado à borda. Pressione essa dobra com firmeza para vincar. Feito isso, uma extremidade aberta vai se estender para a esquerda e uma outra, pontiaguda, para a direita. Esta é a parte da frente da concha de papel.

  5. Faça a dobradura de leque sobre o ponto do lado direito para criar as ondulações da concha. Dobre a ponta para a esquerda com uma largura de cerca de 1 cm. Pressione a dobra para vincar. Vire a concha do lado contrário, mantendo a sua posição sobre a superfície plana. Dobre a ponta para a esquerda com uma largura de cerca de 1 cm. Repita o processo de virar e dobrar por mais três vezes. A última dobra será no lado da frente da concha.

  6. Pegue a dobradura e, do lado esquerdo, abra-a cerca de 5 cm com cuidado para imitar a extremidade aberta de uma concha. Desdobre a parte do leque e curve-o da maneira desejada.

Loading...

O que você precisa

  • Folha de papel quadrada com lateral de 15 cm
Loading ...
Loading ...