Como conciliar uma conta corrente no Excel

Escrito por contributing writer | Traduzido por paula mangia garcia terra
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Como conciliar uma conta corrente no Excel
Como conciliar uma conta corrente no Excel

Manter o controle sobre suas contas bancárias é uma parte importante da gestão de um negócio bem sucedido. Mas conciliar sua conta corrente pode ser uma maneira entediante de passar o tempo. Porém, vale muito a pena, e não é tão difícil quanto você pensa. Usar o Excel pode acelerar o processo e sumir com as dores de cabeça por causa da matemática.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Computador
  • Excel
  • Verificador de registro da conta
  • Verificador de extrato da conta

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Instruções

  1. 1

    Abra uma nova planilha do Excel e salve-a com um nome apropriado. A primeira linha da planilha deve ser o nome da conta e o intervalo de datas que você selecionou para conciliar. Escreva essas informções dentro dessa linha. Deixe uma linha em branco e siga para a próxima etapa.

  2. 2

    Coloque o título "Saldo do Talão de Cheques" na coluna A e o valor do seu saldo atual (a partir do registro do seu de talão de cheques) na coluna B. Na linha seguinte, coloque o título "Saldo do Banco" na coluna A e o valor do seu saldo atual (do seu extrato bancário) na coluna B.

  3. 3

    Compare o seu extrato ao registro do seu talão de cheques. Coloque uma marca de seleção ao lado de cada item em seu registro, que também aparece em seu extrato. Quando estiver pronto, observe todos os itens em seu registro que não foram marcados. Esses itens estão "Pendentes".

  4. 4

    Insira todos os seus itens Pendentes em sua planilha. Use uma linha para cada item, coloque a descrição na coluna A e o valor na coluna B.

  5. 5

    Na próxima linha, insira o título "Total de Itens Pendentes" na coluna A e a fórmula para a soma dos valores "Itens Pendentes" na coluna B.

  6. 6

    Na próxima linha insira o título "Saldo Ajustado" na coluna A e a fórmula para subtrair o "Total de Itens Pendentes" do seu "Saldo Bancário" na coluna B. Se você inseriu tudo corretamente, o seu "Saldo ajustado" deve coincidir com o seu "Saldo Bancário" e você conciliou com sucesso a sua conta corrente.

Dicas & Advertências

  • Você pode reutilizar a planilha toda vez que precisar conciliar sua conta corrente. Basta inserir novos valores, eliminar antigos itens pendentes e adicionar atuais itens pendentes.
  • Lembre-se de salvar seu trabalho com frequência. Isso irá evitar que você tenha que começar tudo novamente e passar por dificuldades técnicas.
  • Consulte Recursos Adicionais logo baixo para obter mais dicas e ajudar no monitoramento e na análise de negócios.
  • Se você deixar de registrar todas as transações em seu registro, será extremamente difícil e demorado conciliar sua conta.
  • Mantenha sempre um arquivo de backup no caso de acontecer algo ao seu arquivo original.

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