Como concluir o registro diário de um motorista de caminhão

Escrito por suzie faloon | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como concluir o registro diário de um motorista de caminhão
Exemplo de uma página de um livro diário (S. Faloon 2009)

Um motorista de caminhão deve manter um diário até a presente data para a empresa que ele dirige ou para o proprietário independente. Deixar de apresentar ao oficial da lei ou ao proprietário da empresa uma prestação de contas de suas horas de condução, do tempo fora de serviço, do horário em serviço mas não dirigindo e o tempo de sono na cabine, pode lhe custar muito. Um livro de registro que não esteja atualizado ou tenha informações falsas pode resultar em multa ou até mesmo na perda da carteira de motorista. Mantenha em fácil acesso o seu papel ou livro de registro eletrônico e atualize-o regularmente para registrar com precisão suas horas de serviço e o tempo de inatividade.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Livro diário
  • Caixa do livro diário (opcional)
  • Relógio ou taxímetro

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Preencha a parte de cima da folha de registro diário do motorista. Insira a data, nome da operadora, endereço e número do veículo. Se estiver usando um livro de registro eletrônico no seu computador portátil, siga as instruções do programa para inserir as informações diariamente.

  2. 2

    Comece a anotar seu horário à meia-noite. Desenhe uma linha reta através das horas, detalhando o que você estava fazendo. Por exemplo, se estava de folga a partir da meia-noite até às 06h30m, desenhe uma linha na caixa ao lado das palavras "Fora de serviço" para a linha que representa o horário 06h30m no desenvolvimento da folha.

  3. 3

    Desenhe uma linha reta a partir do momento que mudar de atividade. Por exemplo, se estiver de plantão na empresa ou na garagem onde o caminhão está localizado, desenhe uma linha abaixo da marca de 06h30m e marque uma linha "de plantão". Se você for copiloto de uma viagem longa, você anotará "de plantão" quando estiver andando no veículo e não estiver dormindo na cabine. O programa vai acomodar mais de um motorista no computador portátil.

  4. 4

    Marque a hora que você começa a dirigir no dia. Se for às 06h45m, marque o horário desenhando uma linha reta nessa marca de condução. De acordo com a Administração Federal de Segurança dos Veículos Automotores, você está dirigindo quando está no comando de um veículo comercial em operação. Um registro eletrônico mantém o controle das horas que você deixou de dirigir em um período de 24 horas.

  5. 5

    Preencha o tempo que você deixa o banco do motorista e deita na cama da cabine. Anote o tempo que você está descansando ou dormindo, desenhando uma linha reta desde a hora do início até o momento em que você se levanta da cama.

  6. 6

    Finalize o registro diário no final do dia através da contagem das horas em cada seção, a partir das porções de folga do dia. As seções do lado direito da folha devem somar 24 horas. Coloque o número total de quilômetros que você dirigiu na parte superior da folha. Assine seu nome no lado direito, atestando de fato que o registro feito durante o dia é verdadeiro e preciso. Se tiver um copiloto, pegue a assinatura dele na segunda linha do registro. O registro eletrônico diário pode ser enviado por fax para sua operadora ou você pode fazer cópias impressas. Um livro de papel diário tem múltiplas cópias. Leve a cópia da empresa para o supervisor apropriado ou para o contador, dependendo das instruções que tenha recebido.

Dicas & Advertências

  • Veja as horas de serviço na Administração Federal de Segurança de Veículos Automotores na seção de recurso no final deste artigo.
  • As multas serão cobradas caso o livro de registro não seja atualizado e preciso. Você também coloca em risco a sua carteira de motorista e seu trabalho se o registro não estiver completo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível