×
Loading ...

Como usar um condicionador de solo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Condicionadores de solo são materiais adicionados à terra para melhorar a saúde das plantas e estimular o crescimento dos vegetais. O materiais que compõem o condicionar variam de acordo com as necessidades do solo. Alguns solos carecem de nutrientes, enquanto outros podem não conseguir reter água o suficiente. Condicionadores podem ser comprados pré-misturados em lojas especializadas, mas o melhor condicionador é aquele que você produz através da combinação de materiais que atendam às necessidades do seu solo. Algumas opções incluem adubo, estrume, turfa, cal e enxofre. A aplicação de condicionadores é bastante simples e direta.

Instruções

Condicionadores devem atender às necessidades específicas do seu solo (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. Lavre de 15 a 20 centímetros de solo com um motocultivador ou com um rastelo.

    Loading...
  2. Remova quaisquer ervas daninhas e pedras do solo. Puxe ervas daninhas com as mãos ou solte-as com um rastelo antes de puxá-las. Procure por mais pedras no solo; remova-as ou solte-as com o seu equipamento, caso não seja possível retirá-las do solo durante a lavragem da terra.

  3. Teste o solo para determinar as necessidades da terra. Colha amostras de diferentes áreas de um jardim seco, misture-as e faça o teste, que pode ser comprado em lojas de jardinagem. Esses estabelecimentos muitas vezes podem realizar o teste para você.

  4. Adicione cal ao solo, caso o pH seja demasiado baixo. Acrescente enxofre caso o pH esteja muito alto. Trabalhe a terra em uma profundidade de 15 cm a 20 centímetros.

  5. Acrescente de 5 cm a 7,5 cm de composto, turfa, adubo ou uma combinação dos três no topo do solo. Eles irão adicionar nutrientes e melhorar a drenagem da terra.

  6. Are a terra passando o rastelo em toda a superfície até que o solo pareça suave e nivelado.

  7. Regue bem a terra -- adicione água até que a camada superior do solo pareça completamente coberta e saturada.

Loading...

Dicas

  • Pode ser útil deixar a turfa em um balde de água por um dia antes de adicioná-la ao jardim, já que ela costuma levar algum tempo para absorver a água. Escorra o excesso de água antes de acrescentá-la ao solo.

Aviso

  • Use apenas adubo que tenha mais de seis meses de idade. Esterco fresco não maturou o suficiente e pode ser prejudicial para as plantas.

O que você precisa

  • Motocultivador
  • Rastelo
  • Teste de solo

Referências

Loading ...
Loading ...