Condicionamento operante e disciplina em sala de aula

Escrito por robin mcdaniel Google | Traduzido por nehme abdallah
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Condicionamento operante e disciplina em sala de aula
Condicionamento operante em sala de aula (RE class image by redrex from Fotolia.com)

Condicionamento operante é uma técnica desenvolvida e defendida por psicólogos como Thorndike, Skinner e Watson, e afirma que a resposta é a reação direta a um estímulo. Em um ambiente escolar, a teoria do condicionamento operante pode ser usada para manter e melhorar a disciplina em sala de aula.

Outras pessoas estão lendo

Reforço positivo

O reforço positivo é um aspecto do condicionamento operante que é muito útil no ambiente escolar. Quando um aluno exibe comportamentos que você gostaria de manter, recompense-o com um estímulo positivo para incentivá-lo a manter esse tipo de comportamento. Por exemplo, você pode premiá-lo frequentemente com elogios ou outros tipos de estímulos, se ele exibir comportamentos que você deseja encorajar. Esse reforço estimulará os comportamentos desejados.

Reforço negativo

Reforços negativos para comportamentos negativos desestimularão comportamentos inaceitáveis em sala de aula. Se tentar reforços positivos mas os alunos ainda apresentarem características negativas, faz-se necessária a utilização da punição. Por exemplo, se eles falarem alto enquanto estiverem em fila, você pode usar o tempo de recreio para fazê-los praticarem sua postura enquanto estiverem na fila. Esse tipo de reforço extinguirá comportamentos indesejados.

Responda imediatamente

Respostas, tanto positivas quanto negativas, devem ser dadas assim que o comportamento for apresentado para tornar o condicionamento mais eficiente. Quanto maior a demora entre os reforços, mais ineficiente é o condicionamento. Por exemplo, se algum aluno ofender outro, o professor deve repreendê-lo e depois trocá-lo de cadeira ou fazer com que ele escreva o porquê de não poder realizar aquele tipo de atitude. Esperar até o fim do dia para puni-lo será ineficiente e não é um exemplo de condicionamento operante.

Comportamento do professor

Para que esse tipo de condicionamento funcione em sua sala de aula, você deve ser coerente nas suas expectativas com os alunos. Se quiser que eles parem de xingar seus colegas, deve desestimulá-los consistentemente de realizar o comportamento negativo. Se permitir conscientemente aquele comportamento única uma vez, pode causar um impacto indesejado no efeito do condicionamento em sua sala.

Usando somente reforços negativos

Fornecer só reforços negativos para comportamentos inaceitáveis não é tão eficiente quanto balancear reforços negativos e positivos. Reforçar algum comportamento positivo logo que ele ocorre pode impedir que alguns comportamentos negativos sequer comecem, e pode criar um clima mais agradável na sala de aula.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível