×
Loading ...

Condições favoráveis para o crescimento de bactérias

Atualizado em 26 julho, 2018

As bactérias têm a capacidade de crescer de forma exponencial, mas irão fazê-lo apenas sob condições ambientais favoráveis. Com a ampla variedade de micróbios, no entanto, existem alguns ambientes nos quais uma espécie de bactéria não pode prosperar.

O crescimento bactericida depende de fatores que incluem temperatura, nutrientes e pH (Image by Flickr.com, courtesy of Umberto Salvagnin)

Identificação

As bactérias crescem por um processo chamado de fissão binária. A célula da bactéria se expande para o dobro do seu tamanho original, replica seu DNA e se divide ao meio, criando duas células idênticas.

Loading...

Básico

Fatores chave para o crescimento de bactérias incluem umidade suficiente, temperatura adequada, a concentração de sal e um pH quase neutro. Diferentes tipos de bactérias são identificadas pelos seus requisitos dentro destes fatores.

Tipos

As bactérias mesófilas prosperam em temperaturas moderadas, as termófilas crescem melhor em condições quentes e as psicrófilas crescem em temperaturas próximas de zero. Bactérias aeróbias necessitam de oxigênio para o crescimento, e as bactérias anaeróbias não necessitam de oxigênio.

Competição

O crescimento bactericida também depende dos outros tipos de bactérias presentes, competindo por nutrientes. As bactérias da intoxicação alimentar, por exemplo, não são tão competitivas como as bactérias de deterioração e, muitas vezes, morrem com crescimento das bactérias de deterioração.

Exceções

Algumas bactérias se adaptaram para crescer em condições extremas. As extremófilas, por exemplo, podem viver na água a temperaturas próximas ao ponto de ebulição, tais como fontes hidrotermais próximas aos oceanos, e outras estirpes podem crescer em ambientes extremamente ácidos ou alcalinos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...