Como conduzir um estudo de viabilidade para um novo restaurante

Escrito por john buchanan | Traduzido por andressa v. da nobrega
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Como conduzir um estudo de viabilidade para um novo restaurante
Um estudo de viabilidade sólido aumenta as chances de sucesso de um novo restaurante (restaurants and shops image by Manohar S from Fotolia.com)

A maioria dos novos restaurantes abertos por empreendedores de primeira viagem fecham no primeiro ano. Mesmo grandes redes às vezes abrem novos estabelecimentos que fracassam. A ferramenta básica para determinar o potencial de mercado para um restaurante é um estudo de viabilidade, também conhecido como pesquisa de mercado. No Brasil, o Sebrae oferece várias informações e recursos para quem está querendo abrir um novo negócio, como um restaurante. Note, entre outras coisas, que um estudo de viabilidade bem-sucedido requer extensa pequisa e análise, não um olhar superficial baseado na imaginação.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Analise as tendências da indústria e seu impacto no mercado local. Estude dados que esclarecem as tendências e ameaças do setor. Dados e pesquisas sobre a indústria estão disponíveis em várias fontes, como a Associação Nacional de Restaurantes, associações locais e estaduais de restaurantes, e bancos de dados de estabelecimentos de hotelaria e hospedagem em faculdades e universidades que oferecem cursos na área. Uma chave para o sucesso é identificar tendências nos hábitos de alimentação do consumidor e então decidir quais dessas tendências afetarão seu novo restaurante - para melhor ou para pior.

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    Realize uma análise mais aprofundada do seu mercado local. Revise estatísticas demográficas e econômicas e dados sobre tendências do seu mercado para ajudar você a determinar o potencial do seu projeto. Compare seus dados locais com dados similares relativos a seu Estado ou região para determinar a força ou fraquezas de seu nicho em particular. Uma consideração crítica é o tamanho geográfico de seu mercado. Seja realista em prever qual a distância que os clientes percorrerão para comer no seu estabelecimento.

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    Analise dados econômicos nacionais, tais como tendências de mercado, estatísticas de vendas de restaurantes e dados turísticos para obter um sentido mais acurado do potencial de seu projeto. Isso é importante porque dados econômicos mais amplos são estreitamente relacionados com a performance de um restaurante em um determinado conjunto de circunstâncias, tais como uma recessão. Fontes de informação incluem o IBGE, Secretarias de Desenvolvimento e Câmaras de Comércio locais.

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    Dimensione a competição que você vai enfrentar. Estude restaurantes já em funcionamento em sua área para ajudar você a analisar a demanda e o potencial geral do mercado. Identifique competidores-chave no seu nicho. Não vai te ajudar muito saber mais sobre churrascarias caras se você estiver abrindo uma lanchonete com preços acessíveis. Compare restaurantes do mesmo tipo e foque nos mais bem-sucedidos e antigos, que serão seus competidores diretos. Vá anonimamente como um cliente comum a um desses restaurantes para ver exatamente com o que você terá que lutar. Certifique-se de descobrir todos os novos restaurantes na área também - especialmente se serão competidores diretos em relação a preço, tipo de comida ou localização.

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    Analise as forças e fraquezas do local escolhido. Esse é um dos principais fatores de sucesso ou fracasso. Por exemplo, se seu restaurante está fora de uma área de grande circulação, você terá que trabalhar duro para atrair clientes. Por outro lado, se você se localiza nas imediações de um shopping center lotado todos os dias, terá um fluxo natural de passantes além dos clientes que o procuram e se deslocam para comer no seu estabelecimento. Elementos-chave de uma análise da localização incluem volume e padrões de tráfego, um perfil residencial e empresarial da vizinhança, e qualquer coisa que possa aumentar o potencial da área, como um novo complexo apartamentos ou crescimento no número de casas.

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    Refine seu conceito, baseando-se no conhecimento adquirido com as pesquisas. Procure maneiras de se destacar em seu mercado. Desenvolva um profundo conhecimento de seus possíveis clientes e construa seu plano de marketing inteiro ao redor da demografia e preferências de seus clientes, identificadas na pesquisa prévia.

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    Projete o potencial de suas vendas. Baseado em todos os dados de mercado que acumulou, faça uma previsão bem informada de seu potencial de atrair clientes e dos gastos básicos em reais por cada visita. O modelo de negócios básico para um restaurante é baseado em duas métricas: o número de clientes que você serve todos os dias e a média de reais por pedido. Apesar de não haver "fórmulas" para predizer as vendas de um restaurante, o conhecimento combinado de todo o seu trabalho vai permitir a você fazer projeções razoáveis.

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    Compile projeções financeiras detalhadas. Baseado na sua projeção geral do potencial de vendas, crie um orçamento operacional mês-a-mês sobre vendas projetadas e conheça os custos operacionais do início das atividades e manutenção. Faça projeções detalhadas durante os três primeiros anos. Peça a seu contador para conferir seu trabalho para se certificar que se trata de um plano viável. Quando você tiver um conjunto de projeções financeiras a longo prazo, só há duas possibilidades. Se você atingir as projeções e não exceder seu orçamento, vai permanecer no negócio e lucrar. Se não conseguir atingir os objetivos de vendas, ou se gastar além de seu orçamento operacional, vai fracassar. É simples assim.

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