×
Loading ...

Como conduzir um projeto piloto

Atualizado em 21 novembro, 2016

Projetos-piloto, ou projetos de estudo, são uma boa forma de testar ideias, processos ou protótipos antes de investir inteiramente neles. Do ponto de vista de pesquisas, os estudos-piloto ajudam a praticar a sua avaliação e estratégia experimental antes de conduzir o experimento completamente. Tanto no mercado de trabalho como em pesquisas, existem algumas dicas que podem ajudar o seu projeto-piloto a ser bem sucedido.

Instruções

Projetos piloto requerem um planejamento cauteloso e documentado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Defina os objetivos do projeto-piloto, declare claramente o que o projeto deve realizar e que aspectos você deseja examinar. O projeto-piloto é por definição apenas parte do projeto, então existem fatores que serão deixados de lado. Por exemplo, o projeto-piloto pode levar menos tempo do que o original levaria, portanto, você deve deixar bem claro quais são os objetivos do projeto-piloto com os limites que você definirá.

    Loading...
  2. Defina as fronteiras internas, os limites, o escopo, os participantes e os outros fatores do projeto, que deve ter limites específicos, caso contrário o mesmo poderá sair de controle e não irá alcançar os objetivos definidos. Por exemplo, o projeto-piloto pode se estender por muito tempo e consumir bastante recursos se não houver um ponto de terminação definido. Esse passo também ajuda a definir que fatores você estará examinando, assim você pode fazer previsões sobre o projeto inteiro.

  3. Antecipe as variáveis externas, elas são fatores fora do seu controle. Por exemplo, planeje-se para o caso de você perder o financiamento do projeto ou os integrantes do estudo. Você não pode antecipar tudo, mas pensar sobre o que é provável de acontecer irá lhe ajudar a estar preparado.

  4. Determine os métodos de avaliação que você usará. Existem dois tipos fundamentais de avaliação que você deve usar, uma é a avaliação formativa, que consiste em avaliação e recolhimento de dados que acontece antes e durante o próprio projeto. O segundo é uma avaliação sumativa, que ocorre depois que o projeto-piloto é concluído. Para ambas avaliações, você precisa articular quais fatores você quer examinar, eles devem ser diretamente relacionados aos objetivos definidos para o projeto-piloto no começo.

  5. Informe todos os participantes-chave (ou pesquisadores), esse passo irá ajudar a certificar que todo mundo está ciente da proposta do projeto e dos seus limites.

  6. Conduza o projeto piloto usando os parâmetros definidos na fase de planejamento. Colete dados durante o piloto.

  7. Quando o projeto-piloto estiver finalizado, analise os dados e escreva um resumo dos resultados, isso irá documentar o projeto e ajudar os demais a determinar o sucesso do piloto. Documentação também ajudará a revisar o projeto no futuro.

Loading...

Dicas

  • Documentar a fase de planejamento adicionará outro conjunto de dados para você no final do estudo.

Referências

Loading ...
Loading ...