Como conduzir uma reunião de associação de condomínio

Escrito por beth winston | Traduzido por elia regina previato
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Como conduzir uma reunião de associação de condomínio
Garanta a presença do maior número possível de proprietários à sua reunião de condomínio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Às vezes pode ser difícil impor ordem e disciplina em uma reunião da associação do condomínio, principalmente se alguma grande despesa ou mudança de regras estiver em discussão, podendo surgir muitos pontos de vista diferentes e dificultar o verdadeiro consenso sobre o caminho a seguir. É importante aderir ao propósito da reunião para que todos possam ser ouvidos e para que as decisões sejam tomadas de forma eficaz. Você também deve ler a legislação sobre as associações de condomínio e garantir que ela esteja sendo cumprida na realização das reuniões.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Solicite assuntos para compor a pauta junto a todos os membros da diretoria, garantindo que todas as questões pendentes sejam tratadas.

  2. 2

    Escreva e faça circular uma pauta da reunião com antecedência, juntamente com a ata da reunião anterior. Pode ser mais eficaz se você tiver o endereço de e-mail de cada proprietário para garantir uma distribuição eficiente. A pauta deve deixar claro hora e local da reunião, e exatamente o que será discutido. Deve conter exposição explicitas das propostas em relação aos assuntos.

  3. 3

    Verifique se há um secretário para fazer a ata da reunião. Dessa forma, as ações aprovadas serão devidamente registradas e poderão ser realizadas.

  4. 4

    Reserve um curto período de tempo no início da reunião para socializar e tomar um café ou outra bebida conveniente. Isso permite a convivência dos proprietários e cria um ambiente mais cooperativo e amigável.

  5. 5

    Declare formalmente o início da reunião e certifique-se de que tem a atenção de todos antes de prosseguir.

  6. 6

    Aprove a ata da reunião anterior como estiver ou com as eventuais alterações que foram aceitas pelos membros.

  7. 7

    Apresente quaisquer relatórios que sejam necessários para informar aos proprietários de todas as ações tomadas em nome e a favor deles desde a última reunião.

  8. 8

    Siga para para o primeiro item da pauta. Declare a proposta e solicite debate. Os membros devem ser reconhecidos pelo presidente antes de falar. Este sistema garante que o debate não vire uma discussão livre e improdutiva, que poderá acontecer se as emoções estiverem exaltadas em relação a um problema em particular.

  9. 9

    Siga em frente com a proposta realizando a votação, seja como primeiramente exposta ou com as alterações sofridas durante o debate.

  10. 10

    Verifique se o secretário de reunião anotou corretamente o texto da proposta e do resultado da votação, antes de seguir em frente. Essa proposta orientará as ações posteriores da associação sobre essa questão específica.

  11. 11

    Trabalhe com cada item da pauta dessa maneira.

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