×
Loading ...

Como conectar uma bomba de poço submersível de 220V

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma bomba submersível é uma maneira mais eficiente de se obter água de um poço até sua casa se ​​o seu lençol freático for mais profundo do que 30 metros. Bombas de poço rasas e bombas a jato de superfície usam um impulsor para desenvolver um vácuo e puxar a água subterrânea para dentro do sistema. A bomba submersível fica perto do fundo do poço e empurra a água. Já que ela fica o tempo todo submersa, as ligações elétricas que você faz devem ser vedadas para evitar curto-circuito.

Instruções

Bombas de superfície são para poços rasos (at the pump image by nutech21 from Fotolia.com)

    Conexões da bomba

  1. Retire um centímetro de isolamento da ponta de cada um dos fios da bomba.

    Loading...
  2. Retire um centímetro de isolamento de cada terminal no fio da bomba submersível. Um fio de dois condutores terá três terminais. Um fio de três condutores terá quatro. O fio verde é o fio terra, e não é considerado um condutor.

  3. Coloque um protetor termorretrátil para vedar cabos elétricos sobre cada condutor.

  4. Insira cada fio da bomba em um conector de crimpagem. Utilize o alicate de crimpagem para prender o conector no fio.

  5. Insira os fios da bomba submersível nos conectores crimpados com as ligações correspondentes na bomba. Crimpe-los firmemente, ligando o preto com preto, vermelho com vermelho e, em uma bomba de três fios, amarelo com amarelo.

  6. Puxe os tubos retráteis sobre os conectores crimpados. Um de cada vez, aqueça os protetores de plástico termorretráteis com um maçarico de propano até que eles encolham firmemente ao redor dos fios. A tubulação está suficientemente apertada quando o gel isolante aparece em ambas as extremidades do tubo.

  7. Conecte o terminal verde do fio da bomba submersível ao terminal de aterramento da bomba.

  8. Prenda o primeiro comprimento de tubo à parte superior da bomba. Prenda o fio da bomba submersível ao tubo do poço 60 cm acima da bomba com várias voltas de fita isolante.

  9. Continue a prender o fio da bomba submersível ao tubo de poço a cada três metros conforme você abaixar a bomba no poço.

    Conexões na superfície

  1. Retire um centímetro de isolamento de todos os condutores da bomba submersível.

  2. Ligue os condutores na caixa de controle se você estiver usando uma bomba de três fios. Siga as instruções do fabricante para a colocação adequada dos terminais. Conecte a caixa de controle ao seu interruptor de pressão.

    Conecte os dois condutores aos terminais em seu pressostato L1 e L2 se você estiver usando uma bomba de dois fios.

  3. Conecte o fio terra na barra de aterramento em seu painel de disjuntores. Isso se aplica a ambas as bombas, quer sejam de dois ou três fios.

Loading...

Dicas

  • Bombas de dois fios têm o circuito de controle de tensão inicial incorporado nelas. As bombas de três fios devem ser conectadas a uma caixa de controle.
  • Sempre deslize o tubo de plástico termo-retrátil sobre os cabos da bomba submersível antes de crimpar as conexões. Se você esquecer este passo, vai ter que cortar a ligação, colocar o protetor e crimpar novamente.

Aviso

  • Nunca faça qualquer fiação com um circuito alimentado. Desligue o aparelho no painel de disjuntores antes de começar a fazer a fiação da bomba.
  • Usar uma fiação subdimensionada pode encurtar significativamente a vida útil da sua bomba (um guia é fornecido na seção Recursos). Converse com seu departamento de códigos local antes de comprar ou instalar novos cabos.

O que você precisa

  • Bomba monofásica submersível
  • Decapadores de fios
  • Fio da bomba submersível
  • Conector de crimpagem
  • Alicate de crimpagem
  • Vedação elétrica
  • Maçarico de propano
  • Fita isolante
  • Chave de fenda

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...