Como conectar capacitores eletrolíticos para operação em CA

Escrito por ray anderson | Traduzido por rodrigo avellar
Como conectar capacitores eletrolíticos para operação em CA

O capacitor eletrolítico pode assumir várias funções em um circuito elétrico

capacitor, kondensatoren, kondensator image by Sascha Wilsrecht from Fotolia.com

Um capacitor eletrolítico é um capacitor específico geralmente usado como um filtro de ondulação em fontes elétricas de alimentação. Também é usado para acoplar sinais de corrente alternada (CA) através de potenciais de corrente contínua (CC) ou para filtrar sinais de baixa frequência em um circuito elétrico. Normalmente, com um valor de capacitância de mais de um microFarad (mF), a característica mais importante do capacitor eletrolítico é sua polaridade.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Diagramas esquemáticos elétricos
  • Solda
  • Ferro de solda
  • Óculos antiestilhaçamento
  • Volt-ohmímetro

Lista completaMinimizar

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Confirme se a o valor nominal de tensão do capacitor eletrolítico está conforme especificado para o circuito. Ao substituir um capacitor eletrolítico em um circuito mais antigo, onde são citados os valores antigos e não mais utilizados, tome cuidado para usar os capacitores eletrolíticos mais recentes, que tenham valores nominais de tensão mais elevados. O uso dos que têm valores nominais de tensão menores do que os especificados pode resultar em explosão.

  2. 2

    Confirme o correto valor de capacitância para o capacitor eletrolítico. Observe que os padrões elétricos foram alterados e os valores de capacitância antigos, como 15 mF e 50 mF, por exemplo, foram substituídos por 16 mF e 67 mF, respectivamente. Em filtros eletrônicos, os valores de capacitância não são críticos enquanto não forem menores que 20% ou maiores que 80% em relação aos valores especificados. Quando os capacitores eletrolíticos sem os devidos valores de capacitância dentro da faixa de tolerância de -20% a +80% não estiverem disponíveis, podem ser conectados em paralelo. Isso aumentará efetivamente seu valor de capacitância com o mesmo valor nominal de tensão. É perigoso reduzir o valor de capacitância para aumentar o valor nominal de tensão conectando capacitores eletrolíticos em série, pois existe o risco de superaquecer o eletrólito do capacitor e a possibilidade de causar explosão.

  3. 3

    Determine a posição correta da polaridade para o capacitor eletrolítico e conecte seus eletrodos positivo e negativo corretamente no circuito. Deixar de fazer isso pode criar pressão excessiva no interior do corpo do capacitor e causar explosão. Os eletrodos do capacitor eletrolítico são claramente marcados como positivo e negativo. Consultando o diagrama esquemático elétrico, é imperativo que o eletrodo positivo do capacitor eletrolítico seja conectado ao lado de tensão de maior potencial do circuito. Deixar de fazer isso causará mau funcionamento no circuito e, possivelmente, causará danos a outros componentes elétricos.

  4. 4

    Posicione o capacitor eletrolítico corretamente na placa de circuito ou no chassi de componente elétrico e solde-o no lugar. Não use calor excessivo ao soldar os eletrodos, para não danificar o capacitor eletrolítico.

  5. 5

    Usando óculos antiestilhaçamento, aplique energia ao circuito. Se perceber fagulhas ou fumaça ou um odor pungente, desligue a energia imediatamente. O circuito elétrico tem problemas e deve ser reparado antes de aplicar a energia novamente. Se o circuito se comportar como previsto quando a energia for aplicada, a operação elétrica correta pode ser confirmada medindo as quedas de tensão específicas em pontos de medição predeterminados no circuito.

Dicas & Advertências

  • Os capacitores eletrolíticos armazenam energia elétrica, mesmo quando o componente elétrico no qual estão instalados estiver desligado. Para evitar choques possivelmente letais, descarregue a energia elétrica armazenada em um capacitor eletrolítico por meio de grandes resistores ou aterramentos bem conectados.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media