Como conectar dois servos de aleirons ao receptor de um aeroplano de controle remoto

Escrito por howard altman | Traduzido por josé fabián
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Como conectar dois servos de aleirons ao receptor de um aeroplano de controle remoto
Alguns aviões podem melhorar com a instalação de um segundo servo em cada ailerom (remote control, image by Greg Pickens from Fotolia.com)

Os aviões de controle remoto usam ailerons, como os aviões reais. Às vezes, o design do avião obriga ao construtor a usar dois servos para controlá-los. Neste caso, geralmente se têm os ailerons nas pontas das asas, impossibilitando o uso de um servo único montado no centro. Em modelos maiores é melhor ter dois para maximizar a quantidade de torque transferido para o ailerom. Ao instalar o adicional, é possível obter algumas funções que o design de servo único não pode realizar.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • 2 servos
  • Cabos extensores (opcional)
  • Cabo "Y" do servo (opcional)
  • Receptor de 4 a 6 canais
  • Transmissor de controle remoto computadorizado

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Instruções

    Instalação do receptor de quatro canais

  1. 1

    Use um cabo "Y" para conectar os dois servos. Este deve conectar-se ao canal 1 do receptor e é a única opção se ele é de quatro canais.

  2. 2

    Centre o servo ligando o transmissor e depois o receptor. Agora monte os braços e ajuste o acoplamento para que os ailerons fiquem nivelados. Isto reduzirá a quantidade de equilíbrio necessária durante o voo.

  3. 3

    Certifique-se de que o acoplamento entre os servos e os ailerons se mova em direções opostas quando você mover o bastão direito do transmissor. Se você olhar para o avião de trás e puxar o bastão para a direita, o aileron direito deverá se levantar e o esquerdo deverá se abaixar. Este tipo de instalação pode ser usado com qualquer receptor de três ou mais canais.

    Instalação de un receptor de cinco canais

  1. 1

    Use um cabo extensor para o servo, se preciso, e conecte o servo do aileron da asa direita no canal 1 do receptor.

  2. 2

    Conecte o servo da asa esquerda no canal 5 do receptor. Use um cabo extensor se for necessário.

  3. 3

    Use seu transmissor e habilite a função diferencial do ailerom. Mova o bastão direito para os lados para ativar os ailerons. Use a configuração de reversão do servo, se necessário, para fazer com que os ailerons se movam nas direções corretas.

    Instalação de seis canais

  1. 1

    Conecte o cabo do servo da asa direita no canal 1 do receptor. Use um cabo extensor, se necessário.

  2. 2

    Conecte o servo da asa esquerda no canal 6 do receptor. Mais uma vez, use um cabo extensor.

  3. 3

    Use seu transmissor para centrar e equilibrar os controles do ailerom como foi descrito na seção de instalação com quatro canais. Esse tipo de instalação lhe permitirá programar o controle dos flaperons, que permite aos ailerons funcionar como flaps, movendo-se juntos para baixo e criando resistência. Isto é usado para desacelerar o avião que aterrissa ou dar aos aviões em escala uma velocidade de voo mais realista.

Dicas & Advertências

  • A maioria dos transmissores computadorizados têm funções pré-estabelecidas que facilitam a programação dos flaperons. Leia o manual do seu antes de ativar esta função.
  • Preste muita atenção a qual ailerom está conectado em cada canal do receptor. Instalá-los invertidos causará que seu avião gire na direção oposta à esperada.

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