Como conectar dois telefones IP com um servidor SIP interno

Escrito por jeff grundy Google | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como conectar dois telefones IP com um servidor SIP interno
Telefones IP permitem economizar custos e personalizar os sistemas de comunicações (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Muitas empresas e organizações pequenas utilizam agora telefones com o protocolo "Voice Over Internet Protocol" (VoIP), para abaixar os custos do serviço de telefonia e chamadas interurbanas. Com o lançamento de vários pacotes PBX de alta qualidade baseados em software VoIP de código aberto, mais e mais empresas criam e mantêm seus próprios servidores de comunicações. Essa estratégia faz com que as empresas economizem dinheiro do aluguel ou da compra de sistemas de hardware caros e, em alguns casos, oferece mais flexibilidade na configuração. Os sistemas de telefonia VoIP usam o protocolo "Session Initiation Protocol" (SIP) para configurar regras de discagem e encaminhamento para o sistema. Um benefício adicional do SIP é que permite conectar telefones e criar sistemas internos de conferências e anúncios.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Roteador de banda larga (para telefones SIP por hardware)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Conectar telefones VoIP por software

  1. 1

    Baixe um aplicativo de telefonia por software. Muitos sites oferecem agora telefones por software gratuitos que você pode usar com seu próprio servidor VoIP ou SIP (veja a seção "Recursos"). Salve o arquivo de instalação do telefone no computador.

  2. 2

    Clique duas vezes no arquivo do aplicativo. Siga as instruções do assistente para instalar o programa. Reinicie o computador quando for solicitado.

  3. 3

    Clique duas vezes no ícone do aplicativo na área de trabalho para iniciar o programa. Clique em "File" (arquivo) ou "Tools" (ferramentas) na barra de menu e depois em "Preferences" (preferências) ou "Settings" (configurações). A janela de configurações do telefone aparecerá.

  4. 4

    Digite o nome de usuário e a senha para acessar o servidor SIP ou VoIP local. Digite o endereço IP local do servidor no campo "External Server" (servidor externo") ou "SIP Server" (servidor SIP). Se o servidor local tiver um nome de domínio, digite-o no campo correspondente "Domain" (domínio) ou "Server Network Name" (nome de rede do servidor).

  5. 5

    Clique no botão "Apply" (aplicar) ou "Save" (salvar) para salvar as configurações.

  6. 6

    Feche o aplicativo de telefonia por software e reinicie-o. Espere um minuto ou dois, para que o aplicativo estabeleça uma conexão com o servidor VoIP ou SIP local.

  7. 7

    Instale e configure o aplicativo em outro computador conectado à mesma rede local.

  8. 8

    Use o teclado de discagem do aplicativo para discar a extensão de outro telefone por software local na rede e iniciar uma conferência ou intercomunicação. Nota: o servidor SIP ou VoIP outorga automaticamente um número de extensão a cada telefone IP ou computador do servidor.

    Conectar telefones IP por hardware

  1. 1

    Conecte um extremo de um cabo RJ-45 na porta "LAN" ou "Network" do telefone IP e o outro no roteador. Espere a que o telefone IP receba um endereço IP automaticamente. Se o telefone tiver um adaptador de CA, conecte-o também.

  2. 2

    Ligue o telefone IP. Espere a que o telefone seja inicializado e mostre o endereço IP na tela. Embora a configuração varie de telefone para telefone, será parecido com "192.168.1.200".

  3. 3

    Abra um navegador de internet em um computador conectado ao mesmo roteador de banda larga do que o servidor VoIP e o telefone IP. Acesse o endereço mostrado na tela do telefone. Leia o manual de usuário do aparelho para conhecer a informação de nome de usuário e senha para acessar o utilitário.

  4. 4

    Clique no link "Configure" (configurar), "Install" (instalar) ou "Setup" no utilitário de configuração. Siga as instruções na tela para preencher a informação do servidor VoIP ou SIP e guardá-la no telefone IP. As únicas configurações requeridas para conectar o telefone ao servidor local são o nome do servidor SIP, o endereço IP do mesmo, um nome de usuário e uma senha.

  5. 5

    Digite os valores nos campos correspondentes e clique no botão "OK" ou "Update" (atualizar). Espere que o utilitário salve as configurações no telefone. Reinicie o telefone, se for solicitado.

  6. 6

    Conecte e configure outro telefone IP ao mesmo roteador e na rede local.

  7. 7

    Anote os números de extensão mostrados nas telas dos telefones. Use os números para estabelecer intercomunicações ou conferências entre eles.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível