Mais
×

Como conectar um videocassete para gravar a programação da TV a cabo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um videocassete (ou VCR) pode gravar programas do receptor de TV a cabo assim como ele grava da própria TV. Você pode utilizar conectores RCA (três cabos codificados pelas cores vermelha, amarela e branca) e fazer a conexão com o cabo coaxial do receptor. Pense no sinal da TV como uma flecha que segue um caminho: ela vai do cabo coaxial para o receptor de TV a cabo e de lá para a TV. Quando você instala o videocassete, a "flecha" vai no cabo do receptor para o videocassete e, por fim, para a TV.

Instruções

Ainda é possível utilizar videocassetes para gravar programas de um receptor de TV a cabo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Insira o cabo coaxial que sai da parede na entrada ("In") atrás do receptor de TV a cabo. A entrada deve estar claramente identificada e não será preciso qualquer ferramenta para inserir o cabo. Tenha o cuidado de inserir o plugue em linha reta, de modo a não dobrar o pino delicado dentro dele.

  2. Conecte o segundo cabo coaxial entre o conector de saída "Out" do receptor e o conector "In" ou "In From Antenna" ("Entrada da antena") atrás do videocassete. Em alguns casos, o receptor de TV a cabo pode ter um conjunto de conectores RCA com uma marcação "Out" (ou "Saída"). O videocassete também pode ter outro conjunto semelhante identificado como "In" ou "In From Antenna" e com as mesmas cores. Nesse caso, você pode fazer a conexão utilizando um jogo de cabos RCA: coloque a ponta de cada cabo no conector com a cor correspondente, por exemplo, coloque o cabo branco no conector branco e assim por diante.

  3. Utilizando um conjunto de cabos RCA, ligue os conectores "Out" do videocassete nos conectores "In" atrás da TV. Como no Passo 2, os conectores também são identificados pelas cores e por isso você deve conectar cada cabo no conector de cor correspondente.

  4. Ligue a TV e configure-a para utilizar a conexão de entrada ("Line Input") correspondente aos conectores RCA "In". Consulte o manual, para ver como fazer isso com o seu modelo de TV.

  5. Ligue o videocassete e configure-o para receber o sinal das entradas "In" que estão conectadas ao receptor da TV a cabo. O método preciso de como fazer isso depende do modelo do videocassete, mas geralmente você deve ajustá-lo para os canais três ou quatro. Em alguns casos, será preciso configurá-lo para as entradas "Line In" ou "Input". O manual deve ter as instruções precisas.

  6. Ligue o receptor da TV a cabo. Deverá ser exibida na TV uma imagem do canal, o que permite assistir a programação normalmente.

  7. Configure o videocassete para gravar a programação no horário que você deseja. Ao selecionar o canal no videocassete, não utilize o número dele para a programação. Em vez disso, utilize o canal que você usou no Passo 5, caso contrário, só verá estática. Certifique-se de que uma fita vazia esteja dentro do videocassete.

  8. Configure o receptor para o canal que deseja gravar. Deixe-o ligado e não mude de canal, para não perder a programação.

Dicas

  • Após configurar a combinação videocassete/receptor/TV, talvez você queira testar uma gravação, para ter certeza de que tudo esteja funcionando.

O que você precisa

  • Cabo coaxial
  • Conectores RCA
  • Receptor de TV a cabo
  • Videocassete
  • Fita cassete VHS
  • Televisão
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article