Mais
×

Como confeccionar um chapéu de maquinista

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se vista como um maquinista ou prepare a fantasia para seu filho ir em eventos como dia das bruxas e festas à fantasia. Complete o visual adicionando um característico chapéu de maquinista, que mesmo podendo ser comprado através da internet ou em lojas, confeccionando você mesmo permitirá que consiga um ajuste ideal e ainda poupará dinheiro.

Instruções

Um chapéu de maquinista é simbolo da história ferroviária (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Meça a circunferência da cabeça da pessoa que irá usar o chapéu. Enrole a fita métrica em torna da cabeça e cerca de 2,5 centímetros acima da sobrancelha. Verifique a medição enquanto estiver segurando a fita confortavelmente, sem apertar.

  2. Corte um pedaço do feltro azul com 7,5 centímetros de extensão e 1,2 centímetros maior que a circunferência da cabeça. Costure as pontas do feltro uma na outra para criar um círculo, porém não vire o lado certo do mesmo para fora; mantenha a costura visível na parte exterior.

  3. Coloque o círculo em cima do feltro azul restante. Use o marcador de tecido para traçar uma linha ao redor da borda externa do círculo. Recorte a área marcada no tecido.

  4. Costure o circulo em uma das extremidades do círculo, criando a forma de uma tigela. Vire o lado certo da tigela para fora, de modo que a costura fique escondida na parte interior.

  5. Meça a largura da tigela usando a fita métrica. Corte meio circulo de feltro preto que meça 5 centímetros no centro e seja tão grande quanto a circunferência da tigela. Isso será a aba do chapéu.

  6. Costure a aba do chapéu na tigela. Vire a ponta para baixo.

  7. Enrole a fita dourada ao redor da base do chapéu logo acima da aba. Corte a fita em no tamanho apropriado e costure-a no lugar. Remova qualquer pedaço sobrando e o seu chapéu estará pronto para ser usado.

Dicas

  • Repita os mesmos passos usando cartolina ao invés de feltro e fita adesiva transparente ao invés de agulha e linha para criar um chapéu de maquinista descartável e ainda mais barato.

O que você precisa

  • 1 metro de feltro azul
  • Fia métrica
  • Tesouras
  • Agulha
  • Linha
  • Marcador para tecido de cor preta
  • 25 centímetros de feltro preto
  • 1 metro de fita dourada
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article