Mais
×

Como confeccionar um rosário japamala

Atualizado em 23 março, 2017

Japamala é um rosário de 108 contas, usado pelos devotos do hinduísmo e do budismo para mantra pessoal, oração e meditação. Ao confeccionar esse tipo de rosário, a parte de inserir as contas provavelmente será a mais fácil. Mas como os nós podem ser feitos de várias maneiras, o acabamento do rosário pode ser um desafio. Atenha-se a um método simples, como fazer as amarrações em uma borla pré-fabricada.

Instruções

Há diversas formas de dar os nós e amarrar as borlas em um rosário japamala (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Enfie todas as 108 contas primárias do japamala, deixando de 17 cm a 22 cm de linha sobrando em cada extremidade do rosário.

  2. Amarre as pontas da guirlanda do rosário, apertando as contas. Com as duas extremidades de linha restantes, amarre vários nós quadrados. Faça um nó quadrado, passando a linha direita sobre a esquerda, faça um laço por baixo e puxe; em seguida, passe a linha esquerda sobre a direita, dê o laço e puxe. Faça isso várias vezes. As contas devem ficar bem confortáveis no rosário e agora irão formar um círculo completo. Não corte as linhas.

  3. Passe a extremidade enlaçada da borla pela conta guru. Passe as duas extremidades restantes de linha com contas pelo laço que se estende da conta guru. Dê uma volta, depois amarre dois ou três nós quadrados, para prendê-los.

  4. Amarre as pontas da linha em torno da guirlanda -- a conta guru e a borla parecerão muito soltas no começo, mas você está simplesmente conectando as duas partes. Mantenha as linhas de contas para o lado e passe a conta guru com a borla sobre a guirlanda uma ou duas vezes, para remover qualquer comprimento extra de fios -- pode ser preciso apenas uma volta, ou mais, até que a conta guru fique confortável na guirlanda do rosário. Tente não bloquear ou deixar enrolar as extremidades das linhas com contas.

  5. Enrole um lado da linha com contas na direção oposta à outra e amarre-as firmemente próximo do local onde fica a conta guru. Você também pode costurar ao longo de toda borla, para segurança extra, se tiver linha suficiente. A conta guru deve ficar para fora da guirlanda e todas as contas na guirlanda ainda ficarão um pouco folgadas, inclusive as duas mais próximas da conta guru.

  6. Passe as duas extremidades das linhas com contas pela agulha e "costure" a conta guru à borla, longe da extremidade da guirlanda. Alargue a borla com os dedos e amarre mais dois ou três nós quadrados nas linhas com contas que você acabou de passar pela conta guru. Esses últimos nós ficarão escondidos sob a borla. Corte as extremidades das linhas, para ficarem niveladas ao comprimento da borla, se elas forem da mesma cor; caso contrário, corte mais perto do nó final. Alise a borla, para fazê-la voltar à sua forma normal.

Dicas

  • Para ver uma variedade de japamalas, métodos de nó e opções de borla, visite um lugar onde esses rosários são vendidos ou procure na internet.
  • Escolha uma conta guru com um furo grande o suficiente para permitir a passagem da borla.
  • Se acreditar em certos símbolos numéricos, pode-se dar os nós ou as voltas baseados nesses números.

O que você precisa

  • Agulha curva para enfiar contas
  • Linha de bordado
  • Conta guru
  • Borla pré-fabricada
  • Tesoura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article