Configuração do BIOS em computadores Dell

Escrito por andrew aarons | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Configuração do BIOS em computadores Dell
Aprenda mais sobre o BIOS dos computadores Dell (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Todo computador tem um BIOS, “basic input/output system” (Sistema básico de entrada/saída). Todos esses programas são relativamente semelhantes no mundo da informática. Os programas de BIOS da Dell, tanto para computadores de mesa quanto para portáteis, executam as mesmas tarefas que esses mesmos programas em computadores HP ou IBM: controlam o núcleo do hardware quando o sistema é inicializado. Usar e entender o BIOS é útil para solucionar problemas em PCs e, em geral, ter uma melhor noção de como seu Dell funciona.

Outras pessoas estão lendo

Noções básicas do BIOS

O BIOS controla o chipset do seu computador, o processador, o cache, a memória (RAM), as unidades internas (seu disco rígido), as placas gráficas, os controladores e as placas de expansão internas. É muito trabalho para um pequeno programa. O BIOS precisa verificar cada dispositivo toda vez que o computador inicializa. Quando o programa termina essa pequena série de testes, ele entrega o controle do seu PC ao sistema operacional.

Utilizações comuns

Os usuários de computador comuns não mexem no BIOS, a menos que alguém do suporte técnico peça, mas há algumas razões práticas para acessar o programa. É possível alterar a ordem de inicialização do computador, que é definida, por padrão, para verificar as informações de inicialização, como o sistema operacional do disco rígido e, em seguida, a unidade de CD-ROM – em sistemas mais antigos, a unidade de disquete. Essas definições, às vezes, precisam ser alteradas para reinstalar um sistema operacional a partir de um CD, ou para acessar o modo DOS (novamente, em sistemas mais antigos). Também é possível usar o BIOS para definir uma senha para o sistema, ajustar o brilho do LCD básico de um laptop ou gerenciar seus múltiplos processadores em computadores Core Duo.

Acessando o BIOS

Diferentes modelos da Dell requerem diferentes teclas para acessar o BIOS. Na maioria dos modelos, pressione a tecla “F2” ao ligar o computador para entrar no BIOS. Você deverá ver um aviso na tela dizendo “Tecle F2 para entrar na configuração do BIOS”, mas a mensagem sumirá rapidamente. Em modelos mais antigos, as teclas eram diferentes. Em alguns laptops, é preciso pressionar “Função” e “F1” ou “Esc” para entrar no BIOS e, em computadores de mesa mais antigos “Crtl”, “Alt” e “Enter”. Caso não tenha certeza de que tecla usar, procure ao inicializar o sistema.

No programa BIOS

A tela do BIOS pode parecer estranha, caso só tenha usado computadores lançados após o advento dos sistemas operacionais gráficos, mas era assim que aparecia nos computadores pessoais antigamente. Use as teclas do teclado para navegar no programa azul e cinza. Todos os comandos estão listados na parte inferior da tela. Quando estiver em um item, pressione “Enter” para acessar o submenu ou, dependendo da versão do BIOS e do modelo de computador, através das teclas “+” e “-“. Pressione “F10” para salvar as suas alterações e sair ou “F9” para restaurar os padrões de fábrica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível