Como configurar um adaptador Linksys ATA para VoIP

Escrito por ehow contributor | Traduzido por joao marcos padua filho
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Como configurar um adaptador Linksys ATA para VoIP
Com um adaptador você usa seu telefone comum para VoIP (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

O Linksys PAP2 é um adaptador usado para conectar seu serviço telefônico através da internet a um telefone comum. Combinado a um serviço VoIP (Voice over Internet Protocol), você terá o mesmo tipo de serviço telefônico de um telefone convencional. Com isso você poderá usufruir do preço e das vantagens do VoIP sem a necessidade de um computador e um fone.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Adaptador Linksys PAP2
  • Telefone
  • Nome de usuário, senha e servidor proxy para seu servidor VoIP
  • Conexão de Internet

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Instruções

  1. 1

    Conecte o ATA a seu roteador ou troque por um cabo Ethernet. Use um cabo com conector RJ-11 para ligar o aparelho telefônico a uma porta do adaptador. Conecte o ATA à tomada elétrica, com isso, uma luz LED azul deve se acender.

  2. 2

    Deixo o dispositivo com as configurações de fábrica, para isso, digite ****73738# no aparelho telefônico que está conectado ao ATA.

    Pressione 1 para confirmar quando solicitado. Coloque o telefone em sua base e aguarde seu reinício.

  3. 3

    Entre no menu de configuração do telefone digitando asterisco (*) quatro vezes. Disque, então, 110# para acessar o endereço de IP de seu adaptador. Copie esse endereço e coloque o telefone de volta em sua base.

  4. 4

    Abra um navegar de internet e digite o endereço de IP do dispositivo ATA para acessar o menu de suas configurações. Por exemplo, se o endereço de IP é 192.168.1.131, então, digite "http://192.168.1.131" na barra de endereço de seu navegador. Clique em "Admin Login" (Acesso do administrador) e clique em "Switch to advanced view" (alternar para visualização avançada).

  5. 5

    Vá ao menu "System" (sistema) e digite uma senha para os tipos de usuários "user" (usuário comum) e "admin" (administrador). Você não é capaz de alterar seus nomes, que serão sempre "user" e "admin". Feito isso, clique em "Save Settings" (salvar configurações).

  6. 6

    Aguarde o dispositivo reiniciar. Conecte-se como "admin" e retorne ao modo de visualização avançado. Selecione "Line 1" (linha 1).

  7. 7

    Vá ao menu "Nat Settings" (configurações de NAT) no lado esquerdo da página. Coloque a opção "NAT Mapping Enable" (ativar mapeamento de NAT) em "Yes" (sim). Coloque a opção "NAT Keep Alive Enable" (ativar opção NAT Keep Alive) também como "Yes" (sim). Desça a página até a seção "Proxy and Registration" (proxy e registro).

  8. 8

    Digite o servidor proxy de seu VoIP no local especificado. Abaixo de "Make Call Without Reg" (fazer chamadas sem registro), digite "Yes" (sim). Desça mais um pouco até a opção "Subscriber Information" (informação do assinante).

  9. 9

    Digite seu nome de usuário e senha VoIP nos campos apresentados. Clique em "Save Settings" (salvar configurações) e aguarde o dispositivo reiniciar. Clique em "Info" no topo da página e vá até a opção "Status" (estado).

  10. 10

    Verifique se a primeira linha está como "On" e estado como "Active" (ativado). Isso significa que você já está pronto para fazer ligações. Pegue o aparelho de telefone e disque normalmente para testar.

Dicas & Advertências

  • Alguns provedores VoIP não estão conectados ao sistema de emergência (190). Certifique-se de que seu provedor tenha esse tipo de serviço, ou mantenha um celular sempre por perto caso precise.

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