Como configurar antenas externas com Ponto de Acesso

Escrito por kurt schanaman | Traduzido por rafael ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como configurar antenas externas com Ponto de Acesso
Uma antena externa construída para um ponto de acesso deve ser configurada em um ponto de vista adequado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Antenas externas de internet sem fio formam uma parte fundamental de qualquer WAN (Rede de longa distância). Antenas externas construídas para pontos de acesso possuem um roteador dentro de uma caixa de proteção, enquanto a antena é conectada na parte superior. A configuração de um ponto de acesso depende do ponto de vista, onde o computador deve estar para ser capaz de enxergar a antena em uma linha reta com muitos poucos edifícios ou outros obstáculos que bloqueiam o sinal pelo caminho.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Jogo de ferramentas
  • Um pacote de lacres de plástico
  • Alicate de ponta

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Localize o centro absoluto no local onde você deseja fornecer acesso à internet. Isso provavelmente será num estacionamento ou um parque, já que as antenas externas construídas para pontos de acesso foram projetadas para serviços ao ar livre.

  2. 2

    Instale o mastro da antena na parte central da área de serviço que possui altura suficiente. A antena e o ponto de acesso precisam ser altos o suficiente acima dos edifícios e árvores locais para que o sinal entre a antena e o computador do usuário não seja bloqueado. A melhor maneira de determinar a altura é caminhar ao redor do local escolhido e, em seguida, olhar na direção da antena que será instalada. Se você for capaz de enxergar a antena com seus olhos, então os computadores de seus convidados também serão capazes de "enxergar" a antena.

  3. 3

    Conecte a antena com o ponto de acesso na parte superior do mastro, com uma chave inglesa apropriada. Conecte o cabo de rede coaxial com a antena e faça um laço em forma de "U" e utilize os lacres de plástico para segurá-lo no mastro. Puxe os lacres para apertá-los utilizando um par de alicates de ponta. Este laço é necessário para evitar que o peso formado pelo gelo possa puxar excessivamente o conector do cabo coaxial. Essa tensão pode quebrar alguma parte entre o cabo e o conector tornando a rede inutilizável.

  4. 4

    Passe o cabo de rede coaxial e o cabo de energia do ponto de acesso até ao computador administrador e conecte o cabo da rede em uma tomada de Ethernet disponível. Ela é semelhante à tomada de telefone e fica localizada na parte traseira da maioria dos computadores. Conecte o cabo de alimentação do ponto de acesso a uma tomada de energia disponível próxima ao computador.

  5. 5

    Abra algum navegador no computador administrador, em seguida, consulte as instruções de configuração do ponto de acesso para verificar qual endereço IP (Protocolo de Internet), foi atribuído pela fábrica. Digite o endereço IP na barra de endereços do navegador e pressione a tecla "Return" (Retornar) ou "Enter" (Entrar). Alguns pontos de acesso produzidos comercialmente utilizam algum dos seguintes endereços para configuração: 192.168.1.0, 192.168.0.1, 192.168.1.1.

  6. 6

    Entre no menu do ponto de acesso e certifique-se de encontrar onde o DHCP (Protocolo de configuração dinâmica de host) está configurado. Deve haver uma marca de verificação colocada na caixa de seleção para ativá-lo, isso é absolutamente necessário para o fornecimento de acesso à Internet ao público. O DHCP se comunica com o computador do usuário e atribui um endereço IP para cada computador conectado à rede local, desta forma o tráfego da Internet pode ser encaminhado cada computador conforme a necessidade.

  7. 7

    Vá até a página de configurações no sistema do ponto de acesso onde as configurações de segurança de rede podem ser acessadas. Para uma rede mais segura, onde apenas os clientes podem acessar a rede, crie uma chave WPA2 e anote o código hexadecimal da senha para dar aos clientes. Eles serão solicitados pelo computador a digitar a senha quando tentarem se conectar em sua rede, e uma vez que a senha tiver sido inserida, terão acesso. Esta senha também criptografa o tráfego da Internet entre o computador do cliente e o ponto de acesso para ter ainda mais segurança.

  8. 8

    Navegue até "General Network" (Geral da rede) a página de configurações do ponto de acesso. Ela também poderia ser chamada de "General Settings" (Configurações Gerais), "General" (Geral), ou provavelmente "Basic Configuration" (Configuração básica). Nesta seção, você terá um bloco onde poderá digitar um nome para sua rede. Pode haver muitas redes públicas na sua região, seus clientes precisarão de um nome para identificar a sua rede entre todas as outras. Forneça um nome exclusivo para ela, e certifique-se de marcar a opção "Broadcast Network ID", para que seu ponto de acesso transmita o nome da rede para todos os computadores que estão procurando seu serviço.

  9. 9

    Verifique todas as definições de configuração que foram alteradas para certificar-se de que elas foram configuradas como você gostaria, em seguida, conclua a configuração clicando no botão "Submit" (Submeter) ou "Finished" (Concluído) na parte inferior da tela de configuração. Quando estiver finalizado, a antena e o ponto de acesso estarão acessíveis.

  10. 10

    Teste a instalação utilizando um laptop com placa de rede sem fio. Caminhe ao redor do local e tente entrar na internet em locais diferentes para ter certeza de que está tudo funcionando bem. Se a instalação foi bem sucedida, você será capaz de enxergar todas as redes locais de sua área, inclusive a sua.

Dicas & Advertências

  • O mastro de altura elevada onde à antena externa com o ponto de acesso está instalada deve ser instalado de maneira profissional para que possa suportar as velocidades médias de ventos na região. O mastro também deve ser conectado a uma haste de aterramento profunda (pelo menos 8 metros de profundidade) para proteger o seu equipamento de danos causados por queda de raios próximo. Os mastros deste tipo devem ser estabilizados e assegurados com cabos de sustentação para integridade da estrutura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível