Mais
×

Como configurar o Bluetooth Handsfree

Atualizado em 20 julho, 2017

Em uma sociedade dinâmica, ter dispositivos que deixam as mãos livres tem se tornado trivial para o bem da conveniência e segurança. Emparelhar um dispositivo desta espécie com o seu celular permite obter ambas funcionalidades. Ter um telefone móvel com capacidade Bluetooth é ótimo, mas tentar emparelhar com um aparelho que não é compatível com seu dispositivo específico, ou até mesmo negligenciar seguir os passos adequados de emparelhamento, deixará você sem a conveniência e as funcionalidades.

Instruções

Fale com calma (audio-set, Bluetooth image by Andrey Chmelyov from Fotolia.com)
  1. Escolha um dispositivo de mãos-livre compatível com o seu celular. A embalagem dele deve conter uma lista de tipos compatíveis e marcas dos telefones móveis. Se o seu aparelho não estiver listado na embalagem do dispositivo de mão-livre, não tente emparelhar aquele com o seu celular.

    Escolha um dispositivo compatível (hensfree image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)
  2. Ligue ambos os aparelhos celular e de mãos-livre e certifique-se de que eles estão próximos um do outro. Pode ser necessário recarregar o dispositivo de mão-livre antes de poder ligá-lo.

    Comece a emparelhar um celular e um dispositivo de mão livre (oreillette Bluetooth image by razorconcept from Fotolia.com)
  3. Entre no menu "Settings and Tools" (Configurações e ferramentas) do celular e procure e escolha a opção chamada "Discovery Mode" (Modo descoberta). Espere alguns minutos e veja a tela do telefone móvel para ver se ele reconhece automaticamente o dispositivo. Se sim, simplesmente mova a seta para cima ou para baixo para escolher o seu celular e escolha o aparelho de mãos-livre correto. Aquele dispositivo está agora armazenado em/ou emparelhado com o seu celular.

    Entrando nas configurações do telefone para emparelhar dois dispositivos (Businessman looking away from camera texting on his mobile phone image by sumos from Fotolia.com)
  4. Entre na área do menu do telefone móvel se o dispositivo de mãos-livre não estiver sendo reconhecido no modo descoberta, e procure e escolha uma opção chamada "Bluetooth menu". Escolha então "Add New Device" (Adicionar novo dispositivo). Esteja certo de que o aparelho de mãos-livre a ser emparelhado está ligado e próximo ao celular. O aparelho móvel irá procurar pelo outro dispositivo e quando encontrar, pedirá uma confirmação para emparelhar ambos. Uma vez confirmado, os dois dispositivos estarão emparelhados

    Quando o modo descoberta não funcionar, acesse diretamente o menu Bluetooth (man with phone image by Bionic Media from Fotolia.com)

Dicas

  • Certifique se de que o seu aparelho móvel é compatível com Bluetooth antes de comprar um dispositivo de mãos-livre.
  • Quando emparelhar ambos, pode ser pedido um código de acesso ou número PIN. Isto pode ser encontrado no manual do usuário do aparelho.
  • Note que os nomes do menu do telefone mencionados acima podem variar levemente dependendo da marca e modelo do mesmo. Se necessário, procure por nomes de menu parecidos àqueles mencionados acima.
  • Sites da maioria dos fornecedores de celular dão instruções passo-a-passo para emparelhar os dispositivos.
  • Quando tiver dúvida, siga o manual do usuário fornecido junto do aparelho.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article