Como configurar a ISO em uma Nikon D40

Escrito por contributing writer | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como configurar a ISO em uma Nikon D40
As diferentes configurações de ISO lhe permitirão tirar fotografias em diferentes situações de luz (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

As configurações de ISO afetam grandemente as suas fotografias. Se você precisou escolher uma velocidade de filmagem, ou ISO, sem ter usado uma filmadora antes, as configurações podem ter sido desconhecidas para você. As câmeras digitais como a Nikon D40 possuem configurações de "velocidade de filmagem" para possibilitar uma maior personalização para as suas fotografias, havendo simplesmente digitalizado o processo. A "ISO" em uma Nikon D40 é uma configuração de exposição como a velocidade do obturador: os valores baixos como 50 ou 100 correspondem a velocidades menores, e portanto capturam menos luz do que valores altos como 1600 ou 3200. Você pode variar essas velocidades dependendo do que estiver fotografando. As velocidades baixas são ótimas para imagens estáticas como prédios, retratos ou outros objetos sem movimento, pois produzem uma imagem muito fina com muito detalhe. As velocidades altas, no entanto, são melhores para fotos de ação ou com pouca luz, se não estiver sendo usado um tripé ou flash. As velocidades altas ajudam a evitar imprecisões, mas também podem criar mais granularidade em uma imagem.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Câmera digital SLR Nikon D40

Lista completaMinimizar

Instruções

    Configurando manualmente a ISO da sua Nikon D40

  1. 1

    Determine a configuração ISO apropriada para a sua fotografia. As velocidades baixas são melhores para fotografar objetos estáticos ou em locais muito luminosos. As altas são melhores para fotos de ação e pouca luz. Normalmente, uma foto no exterior em um dia ensolarado precisará de uma ISO de 200 ou 400. Se o sujeito estiver se movendo um pouco, 800 será um valor mais apropriado. Tirar fotos noturnas ou durante um evento esportivo requererá um valor de 1600 ou 3200. Experimente com diferentes configurações e veja quais dão melhores resultados.

  2. 2

    Configure o modo de tiro da Nikon D40 para "P" (Programa automático), "S" (Prioridade no obturador), "A" (Prioridade na abertura) ou "M" (Manual). Ao usar as primeiras três opções, a câmera definirá a ISO automaticamente segundo a luz disponível. Se você quiser trabalhar com a ISO automática, passe para a seção 2: "Usando a ISO automática na sua Nikon D40".

  3. 3

    Pressione o botão "Info", localizado embaixo do botão do obturador. Será exibida a informação da imagem na tela LCD, incluindo a velocidade do obturador, a abertura e o valor da ISO.

  4. 4

    Pressione o botão de configuração "i", localizado à esquerda da tela LCD na parte inferior. Isso selecionará a configuração da ISO. Se ela não houver ficado selecionada, use as setas para fazê-lo, Se a opção estiver indisponível, você está no modo errado. Verifique o seletor de modo para certificar-se de que a câmera esteja em "P", "S", "A" ou "M".

  5. 5

    Pressione "OK" no botão seletor para entrar no menu de configurações de ISO.

  6. 6

    Use as setas para definir a configuração ISO. As opções disponíveis são 200, 400, 800, 1600 ou H1. "H1" é equivalente a um valor de ISO de 3200 na sua câmera Nikon D40.

  7. 7

    Pressione "OK" no botão seletor. Agora a velocidade ISO está configurada. Verifique na tela que o valor seja exibido corretamente e comece a fotografar!

  8. 8

    Para alterar novamente a velocidade ISO, repita os passos 1 a 7. Para voltar ao modo de ISO automática, altere o modo de tiro a "Auto" ou a um modo programado como "Landscape" (Paisagem) ou "Portrait" (Retrato).

    Usando a ISO automática na sua Nikon D40

  1. 1

    Escolha um modo de tiro. Se você escolher o modo automático ou um programa pré-definido --"Landscape", "Portrait", "Child" (Crianças), "Sports" (Esportes), "Close up" (Macro) ou "Night Portrait" (Retrato noturno)--, a configuração ISO será automática. Se você escolher os modos "P", "S", "A" ou "M", precisará alterar a configuração personalizada.

  2. 2

    Pressione o botão "Menu", que é o segundo (contando desde cima) da parte esquerda da tela LCD, para acessar o menu.

  3. 3

    Pressione a seta para a esquerda para selecionar os ícones do lado esquerdo da tela. Pressione as setas para cima e para baixo até selecionar o ícone de lápis. Pressione "OK" para acessar o menu "Custom Settings" (Configurações personalizadas).

  4. 4

    Pressione a seta para a direita para selecionar os elementos do menu da parte média da tela. Pressione as setas para cima e para baixo até selecionar o elemento "10 ISO auto". Pressione "OK" para acessar as configurações de ISO automática.

  5. 5

    Pressione as setas para cima e para baixo e escolha a sua configuração preferida: "Off": A ISO deve ser configurada manualmente (Veja a seção 1). "On": A ISO será ajustada automaticamente. "Max Sensitivity": A ISO pode ser limitada a um certo intervalo. "Min Shutter Speed": Nos modos "P" e "A", a câmera ajustará a ISO automaticamente só se a luz para a velocidade do obturador estabelecida for insuficiente. Após escolher a sua configuração, pressione "OK".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível