×
Loading ...

Como configurar as páginas de um livro no Scribus

Atualizado em 17 abril, 2017

O Scribus é um software de editoração eletrônica projetado para computadores com Linux. A funcionalidade do programa é semelhante a aplicativos de editoração eletrônica como o Quark e o Adobe. O Scribus é um programa de código aberto, ou seja, não é necessário uma licença para usá-lo ou reproduzi-lo. Ele é capaz de mostrar leiautes de livros, panfletos, cartazes, revistas e outros. O Scribus pode ser melhorado pelas modificações e programações que seus usuários fazem. Ele é gratuito e pode ser usado para fins particulares ou comerciais.

Instruções

O Scribus é capaz de criar leiautes de pré-impressão para livros, revistas e folhetos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Instale o Scribus em seu computador e abra-o.

    Loading...
  2. Clique em “File” (Arquivo), em seguida em “New” (Novo) e selecione o leiaute “Double Sided” (Dupla face) no menu. Certifique-se de selecionar a orientação do papel como "Portrait" (Retrato) e selecione "Custom" (Personalizar) para dimensionar o tamanho da página. Digite o tamanho dela em milímetros nos campos "Width" (Largura) e "Height" (Altura), no lado direito da tela do menu.

  3. Digite as medidas das margens das páginas do livro nos campos na parte inferior esquerda do menu. Todos os textos e imagens importantes devem ser inseridos dentro das margens da página. Qualquer coisa fora delas será considerado como margem de sangramento, que é o espaço onde gráficos e marcadores podem se estender até a borda da ligação.

  4. Marque o campo ao lado de “Automatic Text Frames” (Quadros de texto automáticos) e digite o número desejado de colunas de texto por página. Clique em “OK”.

  5. Dê duplo clique na primeira coluna do texto para copiar e colar as informações de qualquer processador de textos. As palavras irão para a próxima coluna ou página disponível. Para adicionar imagens, selecione a ferramenta “Image Frame” (Imagens) na paleta de ferramentas. Em seguida clique e arraste o cursor para criar um espaço apropriado para a imagem. Dê duplo clique nesse espaço para adicionar a imagem.

  6. Vá em "Save As" (Salvar como) no menu “File” (Arquivo) para salvar o leiaute como documento ou modelo.

Loading...

Dicas

  • Salve o projeto como um modelo, selecionando a opção "Save as Template" (Salvar como Modelo) no menu arquivo. Você poderá utilizar o leiaute salvo para outros projetos de livros.

Referências

Loading ...
Loading ...