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Como configurar uma planilha básica no Excel

Atualizado em 20 julho, 2017

Com o Microsoft Excel, é possível criar e trabalhar com planilhas. As planilhas consistem em uma grade de células formada por linhas e colunas. Você pode configurar uma planilha básica para realizar cálculos matemáticos em linhas específicas, possibilitando a atualização das células individuais e fazendo com que o Excel atualize automaticamente os valores calculados. Também é possível utilizar uma planilha para criar um documento e organizar dados neste formato. Uma planilha pode incluir tanto números como texto, e as células podem ter cores personalizadas e outras opções de formatação de texto.

Instruções

As células das planilhas podem conter texto, números, fórmulas ou outros objetos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Para abrir o Microsoft Excel, clique em "Iniciar," "Todos os Programas," "Microsoft Office" e por fim, "Microsoft Excel;" uma planilha vazia será aberta.

  2. Clique em uma célula da planilha e digite um número ou valor para preenchê-la. Para inserir um link, imagem, forma ou outro tipo de objeto, clique na guia "Inserir" na Faixa de Opções, localizada na parte superior da janela, e selecione o tipo de objeto que você deseja inserir.

  3. Para selecionar uma linha ou uma coluna, clique na primeira célula, mantenha pressionada a tecla "Shift" e clique na última célula.

  4. Clique na guia "Fórmulas" na Faixa de Opções.

  5. Para adicionar os conteúdos das células selecionadas, clique no menu "AutoSoma" no canto superior esquerdo do painel da guia Fórmulas e selecione "Soma." Você também pode selecionar outras operações matemáticas no menu, como "Média," por exemplo. A célula localizada abaixo das selecionadas será preenchida com a fórmula. Quando as originais são alteradas, esta célula atualiza automaticamente a nova soma ou a média das selecionadas.

  6. Para mover uma célula (como a que contém a fórmula, por exemplo), clique nela, aperte "Ctrl" e "X" para recortá-la, e então clique na nova célula e aperte "Ctrl" e "V" para que ela seja colada. Observe que a célula exibirá um número, mas ao clicar nela, será exibida uma fórmula na caixa de texto acima da planilha, como por exemplo, "=SUM(A1:A3)."

  7. Para aplicar fontes, tamanhos, cores, destaques e configurações de alinhamento de texto para as células na planilha, clique na guia "Início" na Faixa de Opções e utilize as ferramentas de formatação do painel. As alterações na formatação serão aplicadas às células selecionadas quando você clicar nelas.

  8. Para salvar a sua planilha do Excel, clique no menu "Arquivo," selecione "Salvar" e escolha um nome.

Dicas

  • O Excel contém modelos, que podem ser utilizados para a inserção dos seus próprios dados em uma planilha pré-configurada. Para criar uma nova planilha a partir de um modelo, clique no menu "Arquivo," depois em "Novo" e selecione um modelo da lista.
  • Clique nas guias "Plan1," Plan2" e Plan3," localizadas na parte inferior da janela, para alternar as planilhas. Cada arquivo do Excel pode conter múltiplas planilhas. Para renomeá-las, clique nelas com o botão direito do mouse e selecione "Renomear".Ttambém é possível adicionar uma nova clicando no ícone "Inserir Planilha" à direita das guias.
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