Como configurar uma rede mesh OLSR segura em casa

Escrito por robert goodwin | Traduzido por cezar rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como configurar uma rede mesh OLSR segura em casa
Saiba mais sobre o protocolo OLSR (Comstock/Comstock/Getty Images)

O OLSR (que em inglês significa Optimized Link State Routing Protocol) é um protocolo do roteamento para redes de dados sem fio móveis do tipo Ad-hoc. Ele usa o controle de topologia e serviços "Hello messager" para descobrir e aumentar a eficiência de uma rede através do cálculo de rotas mais curtas. O protocolo pode ser usado em empresas, escritórios e em casa, especialmente se você tem computadores que exigem bastante a rede. As redes mesh (ou redes de malha) são resilientes, muito confiáveis e precisam de pouca manutenção, devido ao recálculo de rotas dinâmicas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Dois computadores ou laptops
  • Dois roteadores Linksys WRT54GL
  • Um firewall
  • Windows 7
  • DD-WRT v24-sp1
  • Olsrd-0.5.6
  • Cabo ethernet Cat5/RJ45

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Baixe o "DD-WRT v24-sp1" do site "DD-WRT" pois você irá instalar este firmware nos roteadores usados. Você precisará baixar as versões "mini" e "standard generic" desta instalação. Também é importante ressaltar que ao realizar isso você perderá a garantia do roteador.

  2. 2

    Desabilite todos os firewalls, anti-vírus ou conexões sem fio do computador. Para a instalação do firmware é necessário o uso do cabo ethernet Cat5/RJ45.

  3. 3

    Conecte o cabo ethernet em seu computador e em uma das portas rotuladas como 1,2,3 ou 4 no roteador. Ligue ambos dispositivos.

  4. 4

    Abra o Internet Explorer e acesse 192.168.1.1. Isso abrirá a interface do roteador; um nome de usuário e senha serão solicitados. Caso você não lembre esses dados, pressione o botão reset do roteador por 30 segundos. Isso irá redefinir o nome de usuário e senha para: Nome de usuário (Username): <em branco>, Senha (Password): admin.

  5. 5

    Selecione a aba Administração (Administration) e localize a opção Restaurar padrões de fábrica (Restore Factory Defaults). Clique em Sim (Yes), Salvar configurações (Save Settings) e então OK.

  6. 6

    Novamente acesse a aba Administração e vá até Atualização de Firmware (Firmware Upgrade). Aqui há uma opção para buscar o arquivo que você deseja utilizar. Busque e selecione a versão "mini" do firmware DD-WRT e clique para atualizar.

  7. 7

    Repita o passo anterior, porém desta vez selecione a versão "standard" do firmware.

  8. 8

    Repita o passo quatro e acesse o roteador. Selecione a aba Sem fio (Wireless) na interface do painel de controle e clique em Configurações básicas (Basic Settings). Modifique o Modo sem fio (Wireless Mode) para "adhoc", e então mude o Modo de rede sem fio (Wireless Network Mode) para Mista (Mixed). Altere o nome do roteador para "dd-wrt", configure o Canal sem fio (Wireless channel) para "6-2.437 Ghz" e a Configuração de rede (Network configuration) para Sem ponte (Unbridged). Por fim, configure o endereço IP para 10.1.1.1, a máscara de sub-rede para 255.255.255.0 e clique em Aplicar configurações (Apply Settings). Na próxima vez que você desejar acessar o roteador, pode realizar da mesma forma que no passo quatro, porém utilizando o IP 10.1.1.1.

  9. 9

    Selecione a aba Segurança sem fio (Wireless security), configure o Modo de segurança (Security Mode) para Desabilitado (Disabled) e então selecione a aba Segurança (Security) no topo da página e configure SPI Firewall para Desabilitado (Disabled). Isso torna a configuração mais fácil, e ambas opções podem ser habilitadas novamente assim que a rede estiver configurada corretamente.

  10. 10

    Clique na aba de Configuração (Setup) no menu superior da interface web e selecione Roteamento Avançado (Advanced Routing). Configure o Modo de operação (Operating Mode) para Roteador OLSR (OLSR Router). Na mesma página, vá até a seção OLSR e selecione Opção de nova interface. Na lista exibida selecione "eth1", clique em Adicionar (Add) e em seguida Aplicar Configurações (Apply Settings).

  11. 11

    Abra a interface de rede em seu computador selecionando Iniciar e então Painel de Controle. Escolha Rede, Internet e então Gerenciar Redes sem fio. Clique nas propriedades do adaptador e então selecione TCP IP v4. Clique em Usar esse endereço IP e digite o endereço 10.1.1.X. O "X" pode ser qualquer valor entre 2 e 254. Configure a máscara de sub-rede com o valor 255.255.255.0 e clique em OK.

  12. 12

    Baixe e instale "olsrd-0.5.6". Ele permite o roteamento mesh em vários sistemas operacionais. Uma vez instalado, reinicie seu computador.

  13. 13

    Abra "OLSRD", selecione Configurações (Settings) e então clique a opção para iniciar. Você precisará repetir os mesmos passos com cada roteador e computador que quiser adicionar.

  14. 14

    Configure o firewall antes do roteador para filtrar o tráfego de entrada.

Dicas & Advertências

  • Ao atualizar seu roteador você removerá qualquer garantia que ele tenha. Alguns roteadores possuem suporte ao OLSR e outros protocolos, não sendo necessário atualizar o firmware.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível