Como configurar a sincronização do motor

Escrito por richard rowe | Traduzido por andrea b. balieiro
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Como configurar a sincronização do motor
Configurar a sincronização do distribuidor é rápido e fácil, mesmo sem possuir a luz indicadora de tempo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Qualquer manual de referência do veículo pode informar como definir antecipadamente o distribuidor com uma luz indicadora de tempo, e é uma das primeiras coisas que um mecânico normalmente aprende na loja de autos. No entanto, sincronizar o distribuidor apenas o ouvindo é uma arte, assim como ajustar o carburador usando enchimento de chumbo, e é uma daquelas pequenas coisas que separa profissionais e amadores. Sincronização feita de ouvido é, por natureza, um procedimento bastante simples, que se baseia mais na habilidade mecânica do que nas ferramentas encontradas para compra.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Ferramentas manuais básicas
  • Parafuso pequeno

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Instruções

  1. 1

    Encha o tanque de combustível com o mínimo que pretende usar. Isso é crucial, uma vez que vá definir o avanço da ignição bem no limite do arranque do motor e não queira configurá-lo para trabalhar com 93 octanos, quando normalmente executa em 87.

  2. 2

    Identifique o avanço do vácuo do distribuidor ou plug do módulo de ignição do distribuidor. Note que ele fica fora do centro do eixo do distribuidor e aponta para a esquerda ou para a direita. A direção que o vácuo aponta é a direção do avanço da ignição (geralmente para a direita) e a outra direção é do tempo da ignição.

  3. 3

    Aqueça o motor na temperatura de funcionamento. Desligue o motor e retire o tubo de avanço do vácuo do módulo a vácuo no distribuidor. Introduza um parafuso pequeno dentro do tubo para plugá-lo. Ligue o motor, espere um pouco e preste atenção se surgirá algum barulho. Se o motor funcionar normalmente, você pode prosseguir. Desligue o motor e solte a braçadeira do bloco na base do distribuidor.

  4. 4

    Gire o distribuidor por cerca de 3 graus na direção de avanço, aperte a braçadeira, espere um pouco e ligue o motor. Se o motor funcionar bem e sem barulhos, em seguida, desligue-o e avance o distribuidor em mais 3 graus. Ligue-o e teste novamente. Mantenha o avanço do distribuidor até que o motor se esforce para iniciar ou faça barulho. Você já atingiu o limite de avanço para o tempo inicial.

  5. 5

    Solte a braçadeira e volte o tempo em 3 graus, ou apenas o suficiente para que o motor de arranque gire livremente e funcione novamente. Diriga com o carro pelo quarteirão para um test-drive. Acelere suavemente e ouça se há algum ruído ou barulho, sinta as quedas de energia e afluência do motor. Aperte a braçadeira de fixação.

  6. 6

    Avance com o carro em uma alta velocidade, de forma que o motor puxe um pouco, ou aumente o ponto da marcha. Coloque o pé levemente no pedal do freio para assegurar que o motor funcione contra uma carga. Acelere um pouco mais forte e ouça-o bater -- se ouvir alguma coisa, tire a gasolina imediatamente. Estacione o carro e retarde o tempo um pouco mais. Teste o carro novamente. Se tudo estiver bem, em seguida, aperte a braçadeira e coloque o vácuo novamente no módulo de avanço.

  7. 7

    Ligue o carro e vá para uma unidade de teste para verificar se tudo está em ordem. Seu carro agora deve funcionar em sua melhor sincronização, de acordo com seu combustível e a altitude em que você vive.

Dicas & Advertências

  • Você pode pensar em graus de tempo como os minutos em um relógio. Uma rotação completa do distribuidor equivale a 180 graus, e há cerca de 60 minutos em uma hora. Assim, um "minuto" de rotação no distribuidor equivale a 3 graus de avanço ou retardamento da ignição. Girando o distribuidor por 5 "minutos" equivaleria a 15 graus de avanço ou de retardamento. Então, não se pode dizer que é preciso um olho afiado e uma mão firme para fazer as mudanças incrementais necessárias para definir a sincronização de ouvido.

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