Mais
×

O que é conflito ético?

Atualizado em 23 março, 2017

Os conflitos éticos surgem quando alguém deve fazer uma escolha entre violar ou seguir um ou mais de seus princípios morais, levando a um paradoxo no qual nenhuma escolha traz a satisfação individual. Por exemplo, o conflito ético está no centro de situações em que um pai rouba comida para alimentar sua família faminta ou um empregado que mantém silêncio sobre a má conduta de alguém no local de trabalho a fim de salvar seu próprio emprego.

Roubar para alimentar uma família faminta é um conflito ético comum (girl think image by Nenad Djedovic from Fotolia.com)

Explicação de um especialista

O professor aposentado Dr. Kelley Ross, do Los Angeles Valley College, afirma que a maioria dos conflitos éticos não têm uma resposta simples de certo ou errado. As teorias do dilema ético geralmente deixam de fora tanto o julgamento moral de uma ação quanto suas consequências.

Importância

Os dilemas éticos geralmente têm consequências potencialmente negativas para quem toma a decisão, especialmente quando se trata de trabalho. Se um gerente pede a um empregado que destrua provas, por exemplo, o empregado corre o risco de perder o emprego por desobediência ou, se seguir a ordem, pode estar cometendo um crime.

Conselho

A Loyola Marymount University sugere duas etapas principais na resolução de um dilema ético. Em primeiro lugar, analise os resultados possíveis da situação e os efeitos a longo e curto prazo de cada um. Segundo, compare as ações dos possíveis resultados e como eles se relacionam com os valores tradicionais, como a honestidade e o ato de não tirar vantagem das pessoas. Escolha a opção que menos comprometa esses valores.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article