Confusão e estágio final da DPOC

Escrito por dale mann | Traduzido por pedro lima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Confusão e estágio final da DPOC
A DPOC é uma doença terminal (Image by Flickr.com, courtesy of irina slutsky)

Os estágios finais da DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica) tornam-se evidentes com o início de certos sintomas, tais como a dificuldade em respirar, aceleração do ritmo cardíaco, confusão mental e baixo teor de oxigênio no sangue. Embora a DPOC seja uma doença terminal, pouco ou nenhum cuidado paliativo é oferecido àqueles que sofrem com ela.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

A DPOC, ou doença pulmonar obstrutiva crônica, é a quarta principal causa de morte nos Estados Unidos. Ela é uma doença progressiva que danifica os pulmões e prejudica a respiração. O dano físico causado pela DPOC é irreversível, afetando tanto as vias respiratórias quanto os sacos de ar nos pulmões, conhecidos como alvéolos. Os diagnósticos consistem em uma das duas possíveis condições: enfisema e bronquite obstrutiva crônica.

Confusão e estágio final da DPOC
A DPOC, ou doença pulmonar obstrutiva crônica, é a quarta principal causa de morte nos Estados Unidos (Image by Flickr.com, courtesy of Derrick Tyson)

Dessaturação de oxigênio e confusão

Os baixos níveis de oxigênio no sangue e seus efeitos sobre o cérebro resultam na confusão e desorientação associada com a DPOC. A profunda ligação entre a dessaturação de oxigênio e o comprometimento cognitivo existe, de acordo com um estudo conjunto de cientistas da Universidade de Washington, o Veterans Affairs Medical Center e do Southwestern Medical Center da Universidade do Texas. O estudo mostrou que a dessaturação (como resultado da deficiência da DPOC) prejudica especificamente a colina no lobo frontal do cérebro. Como essa colina é um nutriente essencial e uma chave para o desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso central, tal dessaturação pode levar a graves danos cerebrais.

Confusão e estágio final da DPOC
Os baixos níveis de oxigênio no sangue e seus efeitos sobre o cérebro resultam na confusão e desorientação associada com a DPOC (Image by Flickr.com, courtesy of Sue Clark)

Significância

O diagnóstico da DPOC geralmente ocorre de acordo com o avanço da doença e conforme a deterioração do corpo torna-se evidente. Nos Estados Unidos, 12 milhões de pessoas estão atualmente diagnosticadas com DPOC, e um número estimado de 12 milhões de indivíduos não encontram-se diagnosticados. As manifestações dos primeiros sintomas da doença incluem a "tosse de fumante" (uma tosse que produz grandes quantidades de muco), um chiado e um aperto no peito. Tendo em vista que o diagnóstico geralmente ocorre durante os estágios posteriores da doença, a maioria das pessoas diagnosticadas com DPOC são idosos. Os doentes geralmente acham que estão tendo dificuldade para respirar durante tarefas simples, como uma caminhada, ou durante tarefas rotineiras, à medida em que eles perdem a capacidade de cuidar de si mesmos.

Progressão

Doenças como um resfriado, gripe ou infecção pulmonar podem deteriorar rapidamente a condição do paciente com DPOC. Com a progressão da deterioração respiratória, o doente será encaminhado pelo seu médico pessoal a um pneumologista, para receber atendimento especializado. A fase terminal da DPOC, muitas vezes não é diagnosticada por médicos de clínica geral e, como resultado, o tratamento hospício incompleta é oferecido durante este estágio.

Tratamento

Conforme o dano aos pulmões se agrava, os sintomas também pioram. Parar de fumar e evitar a inalação de pó e produtos químicos aumenta a progressão normalmente lenta da doença. Tratamentos intermediários, com inalantes, vacinas contra a gripe e vacinas de pneumonia atrasam o avanço dos sintomas da DPOC. A versão grave da doença muitas vezes faz com que o paciente realize uma terapia de oxigênio para realizar suas atividades, dormir e prolongar sua vida. A cirurgia como uma opção de tratamento só é benéfica em casos raros. Transplantes de pulmão, bulectomias e cirurgias de redução do volume pulmonar são normalmente realizadas em pacientes com DPOC cujos sintomas são semelhantes ao enfisema.

Confusão e estágio final da DPOC
Conforme o dano aos pulmões se agrava, os sintomas da doença também pioram (Image by Flickr.com, courtesy of Christian Guthier)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível