×
Loading ...

Como congelar em aberto

Atualizado em 23 março, 2017

A técnica de congelamento em aberto foi inventada por Clarence Birdseye no início dos anos 1900 e revolucionou a indústria de alimentos congelados. Essa técnica pode ser usada em seu freezer, especialmente para alimentos que você deseja acessar em porções individuais. O congelamento em aberto impede que os itens grudem uns nos outros ou que percam sabor.

Instruções

Aprenda a congelar em aberto (Winston Struye/Demand Media)
  1. Borrife uma pequena camada de óleo culinário em spray sobre a assadeira ou use uma antiaderente.

    Loading...
    Prepare a assadeira (Winston Struye/Demand Media)
  2. Cozinhe o alimento que você deseja congelar em aberto e disponha-o imediatamente em uma única camada na assadeira. Os itens podem se encostar, mas não devem estar empilhados. Você também pode congelar em aberto alimentos crus, tais como carnes, frutas e massas de biscoitos, pizzas e pão.

    Os itens podem encostar uns nos outros, mas nunca ficar empilhados (Winston Struye/Demand Media)
  3. Leve a assadeira diretamente ao freezer. Não deixe que nada entre em contato com a superfície da comida. Deixe um espaço entre a assadeira e a superfície do freezer para garantir um bom fluxo de ar.

    Leve a assadeira ao freezer sem cobri-la (Winston Struye/Demand Media)
  4. Deixe a assadeira dentro do congelador até que a comida esteja completamente congelada -- itens pequenos, como almôndegas, levam de quatro a seis horas; itens maiores podem ser deixados abertos durante a noite. Certifique-se de removê-los logo no início da manhã para evitar queimaduras de congelamento.

    Remova a assadeira do freezer assim que a comida estiver completamente congelada (Winston Struye/Demand Media)
  5. Coloque os itens congelados em um saco plástico que possa ser selado a vácuo. Se você não tiver uma seladora, você pode usar sacos plásticos para freezer, mas certifique-se de remover o máximo de ar possível.

    Coloque os itens congelados em um saco plástico (Winston Struye/Demand Media)
  6. Remova o ar com a seladora a vácuo ou apertando o saco com suas mãos. Você pode inserir um canudo limpo na bolsa e sugar o ar restante, mas tome cuidado para não respirar de volta. Sele bem o saco e etiquete com a data e conteúdo. Coloque no freezer.

    Se você não tiver uma seladora, use a técnica do canudo para remover ar (Winston Struye/Demand Media)
Loading...

Dicas

  • Vede duplamente os alimentos para ajudar a evitar queimaduras de congelador.
  • Se você estiver usando uma seladora a vácuo em itens que você pretende abrir mais de uma vez, deixe espaço adicional na parte superior do plástico. Isso permitirá que você sele novamente a bolsa após a abertura. Certifique-se de que o espaço extra inicial esteja completamente sem ar.

Aviso

  • Use apenas bolsas plásticas adequadas para freezer, já que sacos plásticos comuns podem se romper ou permitir a entrada de ar.

O que você precisa

  • Assadeiras de alumínio
  • Seladora a vácuo e sacos correspondentes
  • Sacos plásticos para freezer
  • Canudo
  • Freezer

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...