Mais
×

Como congelar batatas rösti

Atualizado em 20 julho, 2017

A batata "rösti" é uma receita da culinária suíça, que consiste em ralar batata crua ou cozida e fritá-la em manteiga ou outra gordura. Congelá-las para uso posterior é rápido e fácil, o que é ideal para famílias muito ocupadas, pois é possível tê-las prontamente disponíveis para uma refeição rápida. O segredo para congelá-las é cozinhá-las parcialmente; batatas cruas não congelam bem, e podem se degradar com o tempo. É possível comprar uma grande quantidade de batatas frescas quando estiverem em promoção, cozinhá-las e congelá-las, para desfrutá-las quando desejar.

Instruções

Congelar batatas cozidas é um processo rápido e fácil (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Rale ou pique as batatas em cubos. Primeiramente, é necessário lavá-las e descascá-las e, em seguida, usar um ralador ou processador de alimentos para ralá-las. Se preferir cortá-las em cubos, use uma faca afiada e corte-as em pequenos pedaços de tamanho uniforme. Coloque-as em uma tigela de água gelada, para evitar que escureçam.

  2. Ferva água em uma panela grande. Escorra as batatas em um escorredor e adicione-as imediatamente à água fervente. Se elas estiverem raladas, cozinhe-as por três minutos; se estiverem cortadas em cubos, por quatro minutos. Elas devem ficar macias, mas não completamente cozidas.

  3. Use um escorredor para drenar a água quente e coloque as batatas sob água fria corrente, para interromper o processo de cozimento. Em seguida, coloque-as sobre um papel-toalha ou pano de prato, para secá-las e remover a umidade. Isso evitará a formação de cristais de gelo, o que poderá causar queimaduras.

  4. Coloque as batatas raladas em uma assadeira e molde-as conforme desejar. Se estiverem em cubos, simplesmente organize-as em uma única camada. Se desejar, é possível temperá-las nesse momento.

  5. Coloque a assadeira no congelador e congele as batatas até se solidificarem. Quando estiverem congeladas, armazene-as em sacos plásticos com fecho hermético. Dessa forma, será possível preservá-las no congelador por até seis meses.

  6. Frite as batatas congeladas usando uma fina camada de óleo vegetal em uma frigideira. Aqueça-a sobre fogo médio, coloque as batatas congeladas na panela e cozinhe-as até dourar ambos os lados.

O que você precisa

  • Batatas
  • Ralador
  • Água fervente
  • Tigela de água gelada
  • Escorredor
  • Assadeira
  • Sacos plásticos para congelamento
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article