Mais
×

Como congelar e descongelar lagostim vivo

Atualizado em 22 novembro, 2016

Chamados por vários nomes, os lagostins são crustáceos adorados em muitos locais do mundo e frequentemente associados com a cozinha da Louisiana, nos EUA. Essas criaturas que lembram lagostas residem em lagos e riachos de água fresca de 7,5 a 20 cm de comprimento. A carne do lagostim é macia e suas cascas ficam vermelho claras quando cozidas. Congele esse crustáceo somente inteiro ou picado. Armazene qualquer carne dele que não foi utilizada para consumir no futuro embalando-a firmemente antes de congelar e utilizando dentro de dois meses.

Instruções

O lagostim deve ser desengordurado antes de congelar (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Remova a gordura do lagostim lavando-o, para estimular o congelamento. Enxágue sob água corrente em um escorredor de macarrão.

  2. Mergulhe a carne do lagostim em suco de limão diluído para ajudar a manter sua coloração.

  3. Enrole o lagostim em papel manteiga e coloque esse pacote em um saco plástico. Faça vários sacos pequenos do crustáceo se tiver uma grande quantidade. Espalhe os pacotes no freezer para permitir a circulação de ar. Certifique-se de que a temperatura no congelador fique em torno de -17º C.

  4. Descongele o pacote durante a noite na geladeira, colocando o lagostim congelado em uma tigela ou panela com tampa.

  5. Descongele-o rapidamente deixando cair água corrente no pacote congelado enquanto o lagostim ainda está no saco plástico, cerca de 60 minutos por quilo. Coloque o lagostim congelado no micro-ondas para obter um método ainda mais rápido, usando a função de descongelamento 12 a 20 minutos por quilo.

Dicas

  • Deixe o lagostim congelado na embalagem de plástico enquanto ele descongela sob água corrente. O contato direto com a água pode resultar em mudanças na textura, cor e gosto do crustáceo.

O que você precisa

  • Escorredor de macarrão
  • Suco de limão
  • Papel manteiga
  • Saco plástico
  • Tigela ou panela com tampa
  • Micro-ondas (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article