Mais
×

Como congelar massa fresca

Atualizado em 17 abril, 2017

Fazer massa a partir do zero pode ser um projeto divertido e uma maneira deliciosa de preparar uma refeição. Porém, nem sempre é possível fazer massas frescas para todas as refeições em um mundo onde o tempo livre está em declínio. Quando tiver tempo para fazer massas frescas, congelá-las para consumo posterior pode garantir que elas permaneçam frescas, além de economizar tempo no futuro, quando você estiver pronto para usá-las.

Instruções

Fazer massa a partir do zero pode ser um projeto divertido e uma maneira deliciosa de preparar uma refeição (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Encontre uma superfície antiaderente. Pratos regulares serão o suficiente para massas pequenas ou enroladas. Massas grandes devem ser colocadas em papel de cera para evitar que grudem. Se você for incapaz de encontrar papel de cera, cubra-as com uma fina camada de farinha.

  2. Seque as massas frescas. Permita que ela seque ao ar livre por cerca de uma hora antes de começar o processo de congelamento. Um varal funciona bem para macarrões mais longos. Experimente a massa para garantir que ela ainda está um pouco flexível, mas não úmida ao toque antes de prosseguir. Se o macarrão ficou muito seco, então deixe-o secar por mais 24 horas. Quando ele estiver completamente seco, simplesmente embale-o em recipientes hermeticamente fechados ou sacos de vedação, e coloque-os em sua despensa.

  3. Retire o macarrão do varal ou da superfície antiaderente. Certifique-se de manusear a massa com cuidado para não danificá-la demais. Pegue um saco plástico e coloque seu macarrão seco dentro dele.

  4. Retire o excesso de ar do saco de armazenamento. Depois de colocar o macarrão dentro do saco, remova o máximo de ar possível. Isso ajudará a garantir que a condensação da umidade não se acumule dentro do saco durante o processo de congelamento e prejudique a integridade da massa. Antes de colocá-lo no congelador, certifique-se de que o saco está completamente selado.

  5. Escreva a data atual no saco de armazenamento. Uma massa fresca permanece boa para consumo por até dois meses após ter sido congelada. Coloque a data claramente em todos os lados do saco para garantir que ninguém irá consumir o macarrão vencido.

Dicas

  • Usar um saco de armazenamento com mudança de cor irá ajudar a garantir que ele está fechado corretamente.

Aviso

  • Não coma a massa se ela estiver descongelada ou se o congelador a queimou, pois isso pode causar intoxicação alimentar, especialmente com massas à base de ovos.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article