×
Loading ...

Como congelar tomilho em um saco plástico

Atualizado em 13 setembro, 2018

O tomilho é uma das ervas culinárias mais refinadas, podendo ser usado em quase qualquer receita. É amplamente utilizado na culinária europeia, especialmente na França, mas infelizmente não é apreciado no Brasil. O sabor é fresco e picante, com notas florais, de pinho e cítricas, em níveis variáveis. O tomilho é resistente, podendo ser cultivado em casa em quase qualquer região, sendo que ele fresco pode ser comprado em supermercados. Pode ser desidratado facilmente, mas seu sabor fresco é melhor preservado ao ser congelado.

Instruções

O tomilho fresco é fácil de cultivar, versátil e pode ser congelado (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Lave bem os ramos de tomilho sob água fria e limpa. Sacuda para retirar o excesso de umidade e enxugue-os entre folhas de papel toalha.

    Loading...
  2. Coloque o tomilho sobre três camadas de papel toalha limpo e seco, com cerca de 3/4 da largura do saco para congelar alimentos. Cubra com mais três camadas de papel toalha; eles vão absorver qualquer umidade remanescente, protegendo o tomilho.

  3. Coloque o tomilho entre as camadas de papel toalha cuidadosamente dentro do saco plástico. Feche o "zíper" ao menos até 3/4 e então pressione o saco para eliminar o máximo de ar possível. Feche o saco.

  4. Congele o tomilho sobre uma assadeira ou prato e então guarde em um recipiente rígido para evitar que se esmague. Para usar, retire as folhas dos ramos deslizando-os um por entre o polegar e o indicador. Substitua o tomilho fresco pelo congelado em qualquer receita.

  5. Congele as ervas em água ou azeite de oliva leve, como uma técnica alternativa. Coloque uma colher de sopa de ervas picadas em cada espaço de uma bandeja de gelo e cubra com azeite ou água. Isso oferece uma proteção extra, mas não é tão necessário com o tomilho assim como é com outras ervas.

Loading...

Dicas

  • A mesma técnica pode ser aplicada a qualquer outras ervas, como lavanda, alecrim ou folhas de louro.

O que você precisa

  • 40 ramos de tomilho fresco (ou quantos você tiver)
  • Papel toalha
  • Sacos para congelar alimentos pequenos ou médios, com fechamento por zíper
  • Recipiente plástico que possa ir ao congelador
  • Bandeja de gelo (opcional)
  • Azeite de oliva leve (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...