×
Loading ...

Conheça os pássaros domésticos mais comuns

Imagine ouvir todos os dias, pela manhã, o belo canto da sua ave de estimação anunciando o início do dia. Para alguns pessoas, admirá-los é uma espécie de terapia. E não é por menos, já que os pássaros domésticos têm uma beleza incontestável e um canto que encanta a todos. A criação de aves domésticas é liberada e não precisa de autorização do Ibama, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis. Conheça neste artigo quais são os pássaros domésticos mais comuns.

Não é preciso de autorização do Ibama para criar pássaros domésticos (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Calopsita

Encantadoras, as calopsitas são extremamente dóceis, tanto com pessoas como com outros pássaros. Entre as habilidades das calopsitas estão as de aprender a falar, dançar e outros truques. O sexo da sua calopsita pode ser descoberto olhando a parte inferior da cauda, isso porque se for listrado é fêmea e se for liso, é macho. A maturidade sexual das calopsitas é atingida com um ano, mas só é recomenda a reprodução a partir dos 18 meses. As calopsitas vivem em média de 18 a 20 anos.

Loading...

Periquito australiano

Populares pássaros de estimação, os periquitos australianos são aves pequenas, que podem aprender habilidades como assobiar músicas e até a andar em skates de dedos. Para saber o sexo da sua ave, observe as narinas dela, que são azuis nos machos e marrons nas fêmeas. Somente depois da definição dessas cores que ocorre a maturidade sexual dessas aves. Os periquitos australianos se dão muito bem com outras espécies de pássaros, quando colocados na mesma gaiola. Eles vivem no máximo 12 anos.

Canário belga ou canário-do-reino

Com um peito arredondado e cheio, o canário-belga, também chamado de canário-do-reino, tem pernas longas e cabeça pequena e estreita. Chegando a atingir entre 14 cm e 15 cm da ponta do bico à extremidade da cauda, é uma ave que não dá trabalho, além de exigir pouco espaço. O canário-belga pode ser criado tanto na cidade quanto em áreas rurais. Deixe a gaiola sempre limpa e longe do alcance do sol e do vento e de preferência a 2 cm da parede, para evitar o acúmulo de sujeira.

Manon

Manons não são aves de aprender muitos truques, mas apenas cantam curtas melodias, com volumes baixos. Eles apresentam diversos tipos de coloração, variando entre pura, frisada, bicolor ou tricolor. Não é fácil diferenciar machos e as fêmeas dessa espécie, porque não há diferenças externas signficativas, o que confunde até mesmo os criadores mais experientes. Um fato curioso é que o manon aceita chocar ovos de outros pássaros, inclusive de outras espécies. Ele vive de 8 a 10 anos.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...