Conheça os sinais e sintomas da anemia aguda

Escrito por tara pfahler | Traduzido por jean pierre barakat
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A anemia é uma doença causada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue, o que resulta baixos níveis de energia e uma mudança na aparência. Os sinais e sintomas da anemia aguda podem surgir de imediato, devido às causas subjacentes possivelmente perigosas que geralmente acompanham a doença. É importante identificar o problema rapidamente e receber tratamento médico o quanto antes.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Anemia é definida como baixa contagem de glóbulos vermelhos no sangue. Embora seja recomendado um diagnóstico oficial em caso de suspeita, a anemia é geralmente concebida como um sintoma de uma causa subjacente em vez de uma doença propriamente dita. Ela se divide nas categorias crônica e aguda. Embora os sintomas das duas sejam semelhantes, a anemia aguda se diferencia pelo seu rápido início e pela severidade.

Identificação

Os sinais e sintomas da anemia aguda incluem cansaço e fadiga extremos e inesperados, tonturas e palidez anormal da pele. Hemorragia e hemólise (colapso dos glóbulos vermelhos) são as causas subjacentes comuns da anemia aguda e os sintomas são perceptíveis. Se houver a ocorrência simultânea de cor amarela da pele, geralmente causada por icterícia e urina escura, pode ser um indicador de hemólise. Um trauma recente e um profundo ferimento da pele, juntamente com sinais de anemia aguda, podem indicar lesão interna, o que poderia causar a hemorragia.

Considerações

Para um diagnóstico preciso de anemia aguda e descarte de todas as possíveis condições subjacentes que possam estar causando seus sinais e sintomas, é importante ter um histórico médico completo. A doença também pode ser causada por exposição a certas drogas, outras fontes de perda de sangue e problemas da tireoide. No intuito de excluir outros diagnósticos, um histórico familiar médico detalhado especificando sinais e sintomas deve ser providenciado. É possível que alguns transtornos que podem causar anemia aguda possam ter passado despercebidos anteriormente.

Efeitos

A anemia aguda pode ter alguns efeitos prejudiciais e possivelmente fatais. Se o doente não receber tratamento médico imediato, pode levar a óbito. Isso depende de sua causa, bem como traumas em órgãos vitais se os sinais não forem imediatamente percebidos. As transfusões de sangue são muitas vezes necessárias no tratamento de anemia aguda. Outras condições simultâneas que ocorrem com os sintomas da doença são a insuficiência cardíaca congestiva e os danos cerebrais.

Equívocos

Embora seja considerada uma condição universal, idade e sexo podem desempenhar um papel importante em quem é mais suscetível à anemia aguda. Os sintomas são geralmente os mesmos, apesar das diferentes causas. Os recém-nascidos são, algumas vezes, afetados por anemia aguda devido ao trauma de nascimento, ou podem se tornar anêmicos quando passam por um surto de crescimento rápido. As adolescentes podem se tornar anêmicas devido aos fortes períodos de menstruação​​ e os adolescentes, em geral, são suscetíveis à anemia aguda devido ao rápido crescimento e também à falta de nutrição. Homens com predisposição genética podem ter problemas de coagulação do sangue, causando anemia aguda mesmo no trauma mais suave.

Aviso

Embora não seja comum, a anemia aguda pode ocorrer simultaneamente à anemia crônica. Os sinais e sintomas da anemia crônica podem chegar lentamente até que a pessoa se acostume ao nível de energia mais baixo. Um início súbito de letargia mais grave não deve ser ignorado. Embora a anemia crônica nem sempre seja grave e possa ser tratada medicinalmente, a anemia aguda muitas vezes precisa de uma atenção imediata. Quaisquer sinais ou sintomas devem ser rapidamente seguidos por uma visita a uma clínica ou serviços de emergência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível