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Conhecimentos em eletricidade e magnetismo para projetos de ciências

Atualizado em 19 julho, 2017

Estudantes que queiram basear seu projeto de ciências na física podem focar em eletricidade ou no magnetismo. Muitos projetos de física clássica avaliam reações básicas e interações que envolvem eletricidade e magnetismo. Os alunos podem almejar levar a medalha de mérito para casa com seus projetos de eletricidade e magnetismo, incrementando o seu trabalho através da realização de pesquisas e elaboração de experimentos e demonstrações de ambos.

Eletricidade e magnetismo são temas comuns em projetos de física (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Carga elétrica em frutas e legumes

Considerado como um experimento de física clássica, um projeto básico de eletricidade que seus alunos podem realizar envolve testes de carga elétrica em uma variedade de frutas e legumes. Forneça a eles uma seleção de frutas e legumes comuns, não se esqueça de incluir uma batata, que irá apresentar uma maior carga elétrica. Os estudantes irão inserir as duas pontas de um amperímetro em cada extremidade do item e primeiramente farão uma leitura de microamperes para medir o fluxo de corrente. Em seguida, os alunos podem testar a resistência através da gravação de uma leitura de ohms, faça os alunos moverem as pontas, aproximando-as e distanciando-as, para determinar como a distância entre elas afeta a resistência.

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Como ímãs afetam o crescimento de plantas de rabanete

As plantas de rabanete contêm quantidades relativamente grandes de ferro, de modo que uma experiência útil a ser realizada avalia o efeito de ímãs sobre o crescimento dessas plantas. Forneça aos alunos seis plantas de rabanete de porte semelhante, em seis vasos idênticos e com uma quantidade controlada de solo. Exponha as plantas às mesmas condições, mantendo-as em uma janela onde cada uma receba luz solar. Os alunos devem regá-las a cada dois dias com uma quantidade controlada de água. No entanto, colocar um ímã ao lado de três dos vasos. Dependendo de sua idade, grau e de aptidão, peça que os alunos registrem suas descobertas, seja desenhando ou tirando fotografias. Depois de um período não inferior a duas semanas, eles devem terminar a experiência e concluir como ímãs afetam o crescimento.

Como funcionam os eletroímãs

Eletricidade e magnetismo podem ser dois fenômenos intimamente ligados quando se realiza um projeto de ciências. Um exemplo disso é quando você orienta os alunos a construirem os seus próprios eletroímãs. Forneça a eles 1/2 m de fio de cobre, uma pilha, um prego de ferro (cerca de 4 cm de comprimento), fita isolante e limalha de ferro. Dependendo da idade e do nível dos seus alunos, ajude-os, conforme necessário, a remover o isolamento de cada extremidade do fio, o enrole-o firmemente em torno da haste, em seguida, fixe cada uma das extremidades do fio nos terminais da pilha. Pergunte aos alunos se o circuito é aberto ou fechado. Peça a eles para moverem o prego perto das limalhas de ferro e para observarem a reação, conforme elas são atraídas para o prego. Por fim, peça que retirem uma das extremidades do fio de cobre da pilha seca e observem as limalhas de ferro, que não serão mais atraídas.

Segurança no laboratório

Ao ensinar seus alunos sobre o magnetismo e, em particular, energia elétrica, é fundamental que você informe sobre o uso correto de equipamentos de segurança e procedimentos. Incentive-os a interagir com a segurança, em vez de fazer um discurso, fale de uma forma que seja divertida e acessível. Uma forma de fazer isso é através de questionários ou jogos. Crie cartões do tipo "o que acontece depois" e divida a turma em equipes. Mostre-lhes um cartão com um problema, como uma bateria esquentando e um estudante prestes a pegá-la. Pergunte aos alunos o que acontecerá a seguir e qual é a coisa certa a fazer (colocar luvas de borracha).

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Referências

Recursos

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