×
Loading ...

Como conseguir uma bolsa de estudos no exterior

Estudar no exterior pode ser uma experiência profissional transformadora. Isso porque instituições e conhecimentos disponíveis em outros países contribuem bastante para a formação do profissional. No entanto, a decisão de estudar fora surge acompanhada de muitas dúvidas. A principal delas costuma ser o preço do curso e o custo de vida de morar fora. A boa notícia é que estão disponíveis uma série de bolsas de estudo para as mais variadas áreas de ensino. Algumas podem financiar os estudos de forma integral. Outras financiam apenas parte do programa, deixando para o estudante o financiamento das parcelas restantes. O importante é encontrar o tipo de bolsa mais adequado à sua situação financeira e profissional.

Instruções

Estudar fora do Brasil pode ser uma experiência profissional transformadora (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Via instituição de ensino estrangeira

  1. O primeiro passo para quem deseja uma bolsa no exterior é pesquisar bastante as instituições desejadas e os tipos de bolsa de estudos que mais chamem sua atenção.

    Loading...
  2. Cada tipo de bolsa varia conforme a área de ensino e o tipo de curso desejado. Em geral, o aluno precisa primeiro ser aprovado na universidade de destino. Para isso, entre em contato com a instituição desejada. Em muitas universidades há setores específicos para lidar com estudantes de fora. Entre em contato com o escritório de assuntos internacionais e tire todas as dúvidas sobre a bolsa de estudos.

  3. Em seguida, será necessário realizar a inscrição no curso. O processo de admissão varia de acordo com cada instituição. O importante aqui é preencher adequadamente o formulário de inscrição e providenciar todos os documentos exigidos.

  4. Alguns processos seletivos contam com entrevista, que pode ser realizada via e-mail ou por videoconferência em programas de computador como o Skype.

  5. Aguarde o resultado do processo seletivo. Cada instituição possui regras específicas ao conceder bolsas de estudos. Quando a bolsa for concedida, o aluno contemplado deverá manter altas médias de desempenho acadêmico.

    Via consulado

  1. Algumas bolsas de estudo são oferecidas direto pelo consulado do país de origem de instituição. Entre em contato com o consulado geral do país onde você deseja estudar e procure informações sobre bolsas de estudo.

  2. O Consulado Geral do Japão, por exemplo, oferece bolsas de graduação, de pesquisa, para cursos profissionalizantes e até para quem deseja estudar língua e cultura japonesa. Caso o consulado conceda esse tipo de bolsa, entregue toda a documentação necessária dentro do prazo.

  3. Aguarde a homologação dos resultados.

    Via programas do governo

  1. Outra forma de conseguir uma bolsa de estudos é por meio de instituições e fundações brasileiras. Por meio de programas federais, o aluno pode receber bolsas parciais ou integrais para estudar no exterior. O programa mais famoso é o Ciência Sem Fronteiras, que oferece opções de graduação, doutorado e treinamento especializado.

  2. Para participar do programa, é preciso estar matriculado em alguma universidade brasileira e ter um excelente potencial acadêmico.

  3. Entre os documentos que devem ser apresentados pelo aluno está o exame de proficiência na língua estrangeira do país de destino.

  4. Depois disso, basta aguardar o resultado do edital.

Loading...

Dicas

  • Converse com ex-alunos que cursaram a instituição que você deseja ir. Tire todas as dúvidas com eles sobre a faculdade, as regras da bolsa de estudos e sobre a vida no novo país.

Aviso

  • Apesar do grande número de ofertas de bolsas de estudo, a concorrência costuma ser acirrada. Portanto, não desista se a primeira tentativa não der certo. O importante é continuar acreditando nos seus sonhos.

O que você precisa

  • Pesquisa na instituição desejada
  • Formulário de inscrição
  • Passaporte
  • Cópia do histórico escolar
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Documentação necessária com tradução juramentada

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...