on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como conseguir um cartão de crédito

O cartão de crédito, também chamado de dinheiro de plástico, pode ajudar no orçamento doméstico. No momento da compra, basta passar o cartão de crédito e o pagamento, de fato, será feito apenas quando vier a fatura, o que varia de acordo com a data de vencimento do cartão. Economistas alertam que é preciso tomar cuidado com o cartão de crédito, porque os juros do crédito rotativo são altos. Mas, com consciência, é possível transformá-lo em um aliado do dia a dia. Saiba como pedir o seu.

Instruções

Cartão de crédito é utilizado como meio de agendamento de pagamento (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

    Escolha

  1. Faça uma pesquisa entre as instituições bancárias e outras instituições que oferecem o cartão de crédito (lojas, companhias aéreas) e verifique com que tipo de cartão você mais se identifica. Preste atenção nos valores de anuidade, nos limites disponibilizados para você e nas exigências da instituição, para obter seu cartão.

    Loading...
    Pesquise as instituições emissoras dos cartões (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  2. Entre em contato com a instituição bancária ou com a emissora do cartão e peça seu exemplar. Alguns exigem comprovação de renda mínima, mas todas pedem documentos pessoais.

    Algumas instituições pedem comprovação de renda mínima, para emitir o cartão (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  3. Verifique as vantagens concedidas pelo cartão de crédito escolhido. Cartões de empresas aéreas transformam seus gastos automaticamente em milhas para viagens aéreas. Outras emissoras de cartões, como os bancos, também contam com programas de fidelização. Por eles, você pode trocar os pontos -- que ganha de acordo com os gastos realizados -- por produtos diversos, como assinaturas de revistas, eletrônicos, eletrodomésticos e diárias em hotéis.

    Programas de fidelidade permitem a troca de pontos por produtos diversos (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

    Bandeiras

  1. Pesquise sobre as bandeiras dos cartões. São várias disponíveis no mercado, como Mastercard, Credicard, Visa, entre outras. Pesquise a aceitação da bandeira e verifique a da sua preferência, antes de solicitar o cartão. Se viajar com frequência ou fizer compras em sites estrangeiros, pode optar por um cartão internacional.

    Se viajar ou comprar em sites estrangeiros, poderá optar por um cartão internacional (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Os tipos de cartões variam de acordo com a sua renda e a sua escolha. Os limites disponibilizados pela instituição emissora também variam de acordo com a sua renda e com o seu relacionamento com o emissor. Se tiver conta corrente no banco que emitir o cartão, por exemplo, poderá conseguir um limite maior. Para isso, converse com o gerente da sua conta.

    Limite do cartão pode variar, de acordo com seu relacionamento com o banco (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)
  3. O cartão de crédito funciona como um empréstimo. Você toma dinheiro emprestado do banco ou emissor para pagar uma compra. Depois, tem de quitar o débito com o emissor, por meio da quitação da fatura. Não quitar a fatura em sua totalidade implica em juros altos e pode comprometer seu orçamento. O cartão de crédito, juntamente com o cheque especial, tem a maior taxa de juros no Brasil.

    Juros do cartão de crédito são altos. É preciso cuidado (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Se optar por pedir o cartão de crédito do banco onde mantém conta corrente, converse com seu gerente, para conseguir um desconto na anuidade. Conforme seus gastos no cartão aumentarem, peça isenção da anuidade.

Aviso

  • Antes de assinar o contrato do cartão de crédito, leia com cuidado quais são as taxas de juros, a anuidade e o limite disponível.

O que você precisa

  • Pesquisa prévia
  • Telefone da empresa emissora

Referências

Loading ...
Loading ...