×
Loading ...

Como conseguir um cartão de crédito internacional

Possuir atualmente um cartão de crédito de alcance internacional se tornou um dos objetos de desejo do brasileiro. Como as viagens para o exterior estão cada vez mais acessíveis para grande parte da população, contar com esta forma de pagamento acaba sendo imprescindível. Também colabora para esta necessidade a facilidade de realizar compras na internet, em sites sediados em outros países. Para saber como ter seu próprio cartão de crédito internacional, siga os passos abaixo e aproveite.

Instruções

Cartões de crédito internacionais são cada vez mais comuns (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)

    Como obter o cartão

  1. Antes de qualquer coisa, existe um passo fundamental a ser cumprido, que é possuir uma conta corrente. Ela permite a concessão de um cartão de crédito. Cada banco determina suas próprias regras para oferecer o benefício aos seus clientes. Alguns desses estabelecimentos são mais rigorosos e exigem certa movimentação mensal de dinheiro na conta. Outros, por sua vez, são mais maleáveis e apenas cobram algumas tarifas, como taxa de anuidade, manutenção e outras.

    Loading...
  2. Caso já possua uma conta corrente, a tarefa está facilitada. Hoje em dia, quase todos os bancos oferecem cartões de crédito e/ou débito a correntistas mais antigos, sem nenhum tipo de burocracia. Caso o seu tenha alcance apenas nacional, basta ir à agência e solicitar um cartão de crédito internacional. Esse pedido também pode ser feito por telefone (serviços de bankfone) ou no site oficial de seu banco, na internet (informe-se sobre as informações de contato com a instituição).

  3. Para alterar o status do cartão e torná-lo internacional, é preciso pagar uma nova taxa. Esses valores variam de banco para banco, mas os custos oscilam de R$ 4,50 até R$ 11. Também é variável o prazo estipulado pela instituição para entregar na sua casa o novo cartão (ele é necessário, pois trará informações atualizadas, incluindo a possibilidade de utilizá-lo fora do país). Em geral, o tempo de chegada varia de 5 dias úteis a 1 mês corrido.

  4. De posse do cartão internacional, é preciso desbloqueá-lo de duas maneiras. A primeira é o desbloqueio convencional, que permitirá utilizá-lo normalmente em qualquer parte do país. Essa operação pode ser feito na agência bancária, em caixas eletrônicos, por telefone ou internet. Apenas certifique-se com a instituição bancária se os seus cartões anteriores continuarão em funcionamento ou se eles serão bloqueados. Caso queira utilizar apenas o mais recente, a melhor medida é destruir os anteriores, como forma de precaução.

  5. O segundo desbloqueio é o internacional, que permitirá o uso do cartão no exterior ou nas compras em sites de outros países. Atualmente alguns desses cartões já ganham alcance internacional assim que passam pela primeira ação de desbloqueio. Outros, no entanto, precisam ser liberados pelo correntista. Neste caso, é possível definir o período em que o cartão será utilizado internacionalmente, bem como o valor máximo de gastos que será feito nesse prazo pré-determinado.

Loading...

Dicas

  • Não é raro ter de enfrentar problemas com algum banco por falha de comunicação. Alguns funcionários, por motivos diversos, acabam não informando quais os itens necessários para fazer a solicitação de um cartão de crédito internacional. Por isso, esteja preparado: esteja com todos os documentos fundamentais, como RG, CPF e comprovante de endereço e renda. Além, é claro, de cartões e extratos bancários da sua conta corrente. Munido de toda essa documentação, é mais fácil evitar imprevistos.

Aviso

  • Não se esqueça de atualizar todos os seus dados (especialmente endereço, telefones e e-mail) no cadastro da sua instituição bancária. Desta forma, você garante que o banco irá informá-lo devidamente o andamento de todos os passos necessários para a concessão do seu novo cartão de crédito. Ter seu endereço atualizado também ajuda a não haver problemas, como extravios, na entrega de cartões. Se por preciso, contate periodicamente o seu gerente, para averiguar se está tudo em ordem.

O que você precisa

  • CPF
  • RG
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Conta corrente em banco

Referências

Loading ...
Loading ...