×
Loading ...

Como conseguir um certificado digital

Certificado digital é uma carteira de identidade virtual. Com ele, é possível validar transações pela internet com validade legal. O certificado é como um RG. Ele traz dados, como nome completo, identidade civil, além de e-mail, nome e assinatura da Autoridade Certificadora responsável pela emissão. Basicamente, trata-se de uma ferramenta bastante útil para o cidadão em geral. Isso porque o certificado digital possui a mesma validade jurídica de documentos assinados em papel. Confira as principais dicas para conseguir um certificado digital.

Instruções

O certificado digital possui validade jurídica (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. O primeiro passo para obter um certificado digital cadastrado em seu nome é escolher uma das Autoridades Certificadoras Habilitadas. São elas as responsáveis pela emissão, expedição, distribuição e revogação dos certificados. Para isso, entre no site oficial da Receita Federal, onde você poderá escolher dentre uma lista de Autoridades Certificadoras Habilitadas.

    Loading...
  2. Dentro do portal da Autoridade Certificadora escolhida, será preciso escolher o tipo de certificado digital desejado. Há dois tipo, um para pessoa física (e-CPF) e um para pessoa jurídica (e-CNPJ).

  3. Na próxima janela, escolha o tipo de certificado que deseja. Cada tipo de certificado possui variações no preço final. Os tipos mais vendidos são o A1 (fica armazenado apenas no computador e tem validade de um ano) e o A3 (fica armazenado em um cartão criptográfico, com validade de 3 anos).

  4. Durante o cadastro no site, o usuário deverá informar alguns dados, como RG, CPF e comprovante de endereço emitido há até três meses no máximo. Para quem deseja solicitar o e-CNPJ, além desses documentos, será preciso fornecer: PIS, extrato de FGTS, o Cartão Cidadão e o CNPJ da empresa.

  5. Para emitir o certificado digital, o usuário deve comparecer pessoalmente à sede da Autoridade Certificadora, para validar a documentação. Nesse processo de validação presencial, os documentos apresentados devem ser originais. Caso o documento de identidade tenha mais de cinco anos, será preciso fornecer uma foto 3x4 recente.

  6. Se tudo correr bem, a Autoridade Certificadora vai emitir o certificado digital juntamente com as instruções para que o usuário baixe o documento.

Loading...

Dicas

  • No caso de representantes legais, devem ser apresentados documentos originais e uma cópia simples.
  • Valem como documentos de identificação, além do RG: carteira de trabalho, passaporte ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
  • Para renovar o certificado, o usuário deve realizar a solicitação na página da Autoridade Certificadora. Esse processo deve ser feito dentro do período de validade do certificado.

O que você precisa

  • Escolher uma Autoridade Certificadora Habilitada
  • Definir o tipo de certificado (e-CPF ou e-CNPJ) e a modalidade (A1 ou A3)
  • Documentos para pessoa física: RG, CPF e comprovante de endereço emitido há até três meses
  • Documentos para pessoa jurídica (RG, CPF, PIS, extrato de FGTS, Cartão Cidadão e CNPJ)

Referências

Loading ...
Loading ...