Mais
×

Como conseguir dinheiro emprestado

Se você anda endividado, uma solução à vista pode ser pegar dinheiro emprestado. Se estiver sufocado com outras dívidas, sobretudo aquelas com juros acumulativos, o empréstimo pode ser uma boa opção. De modo geral, conseguir empréstimo em bancos costuma ter melhores taxas e opções de pagamento do que a mesma operação em instituições financeiras. De qualquer modo, os juros variam de acordo com o cliente e com a modaldiade de empréstimo solicitada. É importante, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, avaliar dois fatores na hora de solicitar um empréstimo: as taxas de juros e o prazo para pagamento.

Instruções

Saiba como solicitar um empréstimo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Banco

  1. Existem muitas formas de conseguir dinheiro emprestado. Uma delas é simplesmente solicitando um empréstimo pessoal simples pelo caixa eletrônico do seu banco. A maioria dos bancos permite empréstimos direto do caixa eletrônico ou da sua conta na internet. Basta consultar as opções de juros e pagamentos e solicitar o empréstimo, que cai logo na sua conta corrente. Ainda assim, é preciso ficar atento. Apesar de ser um crédito rápido, o empréstimo direto nos caixas em alguns bancos costuma ser mais caro do que o cheque especial.

  2. Uma maneira mais segura de conseguir um empréstimo é entrando em contato com o gerente do seu banco.

  3. Uma dica é explicar para o seu gerente qual será a principal função do empréstimo. Isso porque a maioria dos bancos possui modalidades especiais para aposentados, para quem deseja comprar um veículo ou mesmo para quem deseja cursar uma pós-graduação.

  4. Depois de definida a modalidade de empréstimo mais adequada às suas necessidades, é hora de fornecer a documentação necessária para aprovação de crédito.

  5. Já para pessoas jurídicas, a documentação requisitada é maior e pode variar de banco para banco. Geralmente, serão exigidos: CNPJ, Contrato Social da empresa, demonstrativos financeiros para verificar a saúde financeira do negócio e balanço patrimonial. Essa é a documentação básica. Eventualmente, pode ser solicitado um plano de negócios para que o banco ou instituição financeira verifique a viabilidade da solicitação por parte da empresa.

  6. Outra opção é conseguir um empréstimo consignado. Trata-se de uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são deduzidas diretamente da sua folha de pagamento. As parcelas são cobradas automaticamente todo mês. Para solicitar um crédito consignado, basta levar ao gerente do seu banco os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e extrato salarial ou comprovante de benefício do INSS.

  7. Depois que a documentação for aprovada, o banco libera o crédito e o dinheiro estará disponível na sua conta corrente. O prazo para liberação de crédito varia de banco para banco e de acordo com o montante solicitado.

Dicas

  • Além dos bancos, é possível conseguir empréstimo a partir de instituições financeiras credenciadas. Mas é preciso destacar que os bancos geralmente possuem melhores taxas e opções de pagamento do que as instituições financeiras.

Aviso

  • Especialistas ligados às finanças pessoais acreditam que há situações nas quais o empréstimo não é a melhor alternativa.
  • Fique atento, sobretudo às taxas de juros e aos prazos de pagamento, para que o empréstimo não acabe em prejuízo.

O que você precisa

  • Pessoa física:
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de rendimentos
  • Pessoa jurídica
  • CNPJ
  • Contrato Social da empresa
  • Demonstrativos financeiros
  • Balanço patrimonial
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article