×
Loading ...

Como conseguir seu emprego de volta depois de ser demitido injustamente

Ser demitido é algo traumatizante para qualquer funcionário e, se você pensa que a causa pela qual você foi demitido foi injusta, isso só aumenta o problema. Enquanto muitos empregados pensam que ser demitido é injusto não importa qual for a razão, muitos contratantes realmente possuem o direito de demitir alguém sem ter que explicar nada. Se isso foi colocado e assinado em contrato, é difícil conseguir o emprego de volta, mesmo se a demissão foi injusta. No entanto, se você conseguir documentar uma razão válida mostrando a injustiça da demissão, você pode conseguir seu emprego de volta.

Instruções

A demissão injusta é uma situação difícil (signing a contract image by William Berry from Fotolia.com)
  1. Pesquise quais são as razões da empresa para demissão e verifique se você se encaixa nos critérios. Se existem eventos que ocorreram no local de trabalho que estão envolvidos na demissão, consiga a maior quantidade de provas possível da ocorrência do evento. Colete qualquer prova ou documento que comprove sua causa e comece a montar um arquivo. Faça cópias de todos os documentos, para distribuir para o contratante, o advogado e quaisquer outras pessoas que possam estar envolvidas com o caso.

    Loading...
  2. Entre em contato com o representante da sua junta trabalhista, caso você pertença à uma, e discuta o caso com ele. Geralmente, se ele for bem fundado no sentido de que a demissão foi injusta, eles podem cuidar de tudo. Se você possui um contrato e tem como aliado um representante da junta, forneça todos os documentos para ele, para sustentar seu caso.

  3. Faça uma carta de reclamação para o setor de recursos humanos da sua empresa. Tome cuidado para não dar a eles informação demais logo no primeiro contato, pois você pode ter que guardar algumas provas do seu caso para procedimentos posteriores. Caso o departamento lhe dê uma resposta, negocie e verifique se a situação pode ser resolvida sem ser necessário tomar ações na Justiça.

  4. Consulte um advogado especializado em casos de demissão injusta, entregando a ele todos os documentos do seu caso durante a reunião de vocês. O primeiro encontro geralmente é de graça, e o advogado pode lhe dizer se você possui ou não embasamento suficiente no caso para proceder para uma ação legal. Muitas vezes o advogado trabalha concordando receber uma determinada porcentagem do montante de dinheiro recebido, caso isso aconteça, e talvez até processe o contratante para que ele custeie o trabalho que ele realizou, caso ele se sinta seguro em fazer isso.

Loading...

O que você precisa

  • Documentação e registro da performance de trabalho
  • Cópia do contrato se for membro de uma junta trabalhista
  • Carta de demissão ou documento equivalente
  • Cartas de apoio de colegas de trabalho, se possível

Referências

Loading ...
Loading ...