on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como conseguir um bom financiamento do BNDES

Atualmente no Brasil, há uma série de iniciativas à disposição de empresários para obter financiamentos. Uma delas trata dos financiamentos governamentais, como o do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Criado nos anos 50, o BNDES é uma empresa pública federal que fornece recursos para financiamento de longo prazo a qualquer tipo de investimento da economia do Brasil. De modo geral, o banco está comprometido a fomentar empresas e projetos que tenham investimentos duradouros, seja para aumentar a capacidade produtiva no Brasil ou para ampliar infraestrutura e, assim, oferecer mais emprego.

Instruções

Um bom financiamento pode ser o ingrediente que faltava para alavancar a empresa (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. Verifique em que modalidade de financiamento você se enquadra. Há basicamente duas formas de investimento no BNDS: o empréstimo direto, para empresas que faturam mais de 10 milhões de reais ou ano, e a indireta, para quem fatura menos de 10 milhões por ano. Pessoas físicas também podem solicitar financiamento, desde que sejam produtores rurais, caminhoneiros autônomos ou microempreendedor.

    Loading...
  2. Em seguida, é preciso elaborar um cuidadoso plano de negócios da sua empresa com as etapas de planejamento, objetivos, prazos, cronograma e plano de execução do investimento. Quanto mais detalhado, melhor.

  3. Então, é hora de procurar um dos bancos credenciados pelo BNDES. A maior parte dos bancos atualmente em atividade no Brasil está autorizada ao repasse de recursos do BNDES, o que ocorre em todo o território nacional. É chegada a hora de marcar uma reunião com o gerente do banco credenciado para apresentar a sua proposta.

  4. É importante deixar claro para o banco credenciado todas as necessidades do negócio e, principalmente, estabelecer um compromisso financeiro com o crédito requerido. Mostre o plano de negócios para indicar a segurança e a idoneidade da empresa. Outros documentos também serão solicitados, como CNPJ, contrato social, Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), última Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) e alvará de licença.

  5. O banco vai encontrar as linhas de crédito para micro e pequenas empresas mais apropriadas para a sua empresa. Então, o pedido de financiamento será analisado pelo banco. Quando for aprovado, o banco encaminha a solicitação ao BNDES, que será o responsável pela homologação e liberação do financiamento. Esse prazo pode variar, dependendo do tipo de negócio e da quantia dos recursos financeiros.

  6. Tenha em vista que o financiamento do BNDES não pode ser usado em empreendimentos imobiliários, garimpo, construção de motéis, saunas e termas, aquisição de terrenos ou no setor de comércio de armas. Tampouco pode ser utilizado para projetos sociais que tenham sido contemplado em incentivos fiscais.

Loading...

Dicas

  • Para quem não sabe como realizar um plano de negócios, vale a pena procurar a sede local do Sebrae. Eles possuem profissionais especializados a desenvolver um plano detalhado.

O que você precisa

  • Plano de negócio

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...