×
Loading ...

Como conseguir financiamento do FIES

O crescimento das instituições de ensino superior particulares no País tem facilitado o acesso à educação qualificada, fora das universidades do governo. Mas o alto custo ainda impede que muitos concluam seu curso. O Programa de Financiamento Estudante (FIES) oferece uma opção de pagamento a longo prazo, com baixas taxas de juros, facilitando que pessoas sem condições financeiras para pagar a faculdade possam concluir os estudos. Com um sistema de cadastro online, o estudante pode se inscrever e, inclusive, simular a contratação de um financiamento.

Instruções

O FIES oferece longos prazos e juros baixos, para que o estudante conclua os estudos (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. A solicitação de financiamento Fies pode ser feita inicialmente pelo site do programa. O estudante deve acessar o endereço e fazer sua inscrição pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). Deverão ser informados os dados solicitados: Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento e endereço de e-mail válido. O sistema também solicitará que o usuário crie uma senha. Após realizar o cadastro, o estudante receberá uma mensagem por e-mail para sua validação. Para validar suas informações no SisFIES vá ao quadro de acesso (verde) e fique atento às informações no quadro de avisos importantes (laranja).

    Loading...
  2. Após o cadastro, o estudante iniciará seu processo de inscrição no SisFIES. Inicialmente, é necessário informar os dados solicitados, como as informações pessoais e a renda familiar. Depois, deve informar os dados relativos ao grupo familiar. É possível conferir a documentação que será exigida para a comprovação das informações preenchidas. Em seguida, será a vez de informar o curso e a instituição em que está matriculado, além de dados sobre o financiamento, como duração do curso, valor do semestre, período a ser financiado e percentual de financiamento. O sistema deve informar a lista de cursos e instituições participantes do FIES.

  3. O estudante também pode fazer uma simulação do financiamento, de forma ilustrativa. Os valores hipotéticos são calculados a partir dos dados informados. Em seguida, será solicitada a instituição bancária, com a agência em que deseja contratar o financiamento. Atualmente, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil são os bancos habilitados para o financiamento. São disponíveis três opções de fiança para o estudante: Solidária, Tradicional e Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo. Após concluir a inscrição, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino no prazo de 10 dias após a inscrição. Ele deve apresentar a documentação solicitada no ato da inscrição.

  4. Validadas as informações, o estudante tem até 10 dias para contratar o financiamento em agência bancária informada na sua inscrição. O FIES recomenda que o estudante que realizar sua inscrição fique atento aos prazos e documentos solicitados pelo SisFIES no momento do cadastro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...