Mais
×

O que é e como conseguir um financiamento

Financiamento é uma operação financeira. Quem pega o financiamento oferece como garantia o próprio bem a ser financiado. Diferentemente de um empréstimo, no caso de um financiamento, os recursos provenientes da parte financiadora (geralmente uma instituição financeira) para o tomador do financiamento são direcionados especificamente a um bem, seja um imóvel ou um automóvel.

Para comprar casa ou carro, uma das opções mais buscadas é o financiamento (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Imóveis

Uma das modalidades mais comuns de financiamento é a de imóveis. O interessado encontra um imóvel que quer comprar e busca um financiador, geralmente um banco, como a Caixa Econômica Federal (CEF). Esse tipo de crédito é de longo prazo, sendo que o tomador do financiamento pode levar até 35 anos para quitar as parcelas. O comprador pode financiar uma casa, um apartamento ou um terreno. O valor liberado pela instituição financeira depende da renda do interessado.

Financiamento é de longo prazo e possui juros menores do que outras modalidades de crédito (Chad Baker/Jason Reed/Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Veículos

Muitos brasileiros têm um carnê para pagar com as prestações do carro novo. Geralmente, a compra também foi feita por meio de um financiamento. Há dois tipos, o CDC e o Leasing. No primeiro, o banco paga o carro e o automóvel fica no nome do comprador, mas alienado ao banco. No caso do leasing, o banco paga o carro e entrega ao comprador, mas mantém o nome como dono do veículo até que o financiamento seja quitado.

Muitos brasileiros compram carros financiados (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)

Estudantil

Cursos universitários são caros e, muitas vezes, para ter acesso à educação superior, os alunos recorrem ao financiamento estudantil, como o Fies, um financiamento do governo federal para alunos de universidades particulares. O Fies paga as mensalidades do curso e o aluno começa a pagar as parcelas apenas depois de formado.

No financiamento estudantil, o aluno se forma e começa a pagar apenas depois de formado (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Produtores e empresas

Pessoas jurídicas e produtores rurais também podem recorrer a financiamentos. Os primeiros geralmente utilizam linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do governo federal. Os recursos são destinados a compras de equipamentos ou investimentos em expansão. Os produtores também contam com linhas específicas de financiamento, de bancos rurais e programas do governo federal. Com os recursos, eles iniciam novos ciclos de produção ou adquirem equipamentos, como tratores e caminhões, destinados à melhoria do trabalho no campo.

Produtor rural conta com linhas de financiamento específicas para a categoria (Steve Baccon/Digital Vision/Getty Images)

Financiamento para construção

Para construir sua casa ou reformá-la, poderá também recorrer ao financiamento. Para conseguir o crédito, é preciso ir até uma instituição bancária e verificar os documentos necessários. Geralmente é preciso apresentar o projeto da construção feito por um arquiteto, prevendo os gastos por etapa da construção.

É possível obter financiamento para construir ou reformar um imóvel (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Financiamento para compra

Para a compra do imóvel, também há crédito por meio de financiamento, especialmente da Caixa Econômica Federal (CEF). A maior parte do crédito é destinada à compra de imóveis prontos, tanto antigos quanto novos. Há linhas de crédito, no entanto, para a compra de terrenos. Para consegui-los, é necessário escolher o imóvel e buscar a instituição financiadora, que solicitará diversos documentos, tanto do imóvel quanto do interessado. O valor a ser financiado varia de acordo com a renda do interessado. Essa renda pode ser somada à do cônjuge. É preciso, primeiramente, apresentar a documentação para que o banco aprove ou não o crédito.

A modalidade para compra de imóveis prontos é uma das mais populares no Brasil (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Financiamento para seu negócio

Para conseguir financiamento para o seu negócio, você pode buscar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que conta com linhas específicas para empresários, com juros mais baixos do que outras modalidades de crédito. O Sebrae disponibiliza dicas e orientações para empreendedores que queiram conhecer mais sobre as linhas de financiamento.

Sebrae disponibiliza dicas sobre financiamento para empresas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article